Topo

Xodó de Oswaldo, Rafael Marques já foi "estagiário" no Palmeiras

Marques está no futebol chinês e deseja voltar ao Brasil; acerto com Palmeiras está perto - Vitor Silva/SSPress
Marques está no futebol chinês e deseja voltar ao Brasil; acerto com Palmeiras está perto Imagem: Vitor Silva/SSPress

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

04/01/2015 06h00

O Palmeiras está muito perto de acertar o retorno do atacante Rafael Marques, que passou pelas categorias de base alviverdes em 2004. Apesar de ele não ter conseguido se firmar no time profissional (fez 12 jogos, nenhum como titular, e apenas um gol), o alto centroavante deixou boa impressão em Estevam Soares, técnico que o revelou.

Depois de sair do Palmeiras, Marques rodou por clubes do interior paulista, pelo futebol turco, pelo japonês, fez boa campanha no Botafogo em 2013 e, agora, será provavelmente o próximo reforço do Palmeiras para 2015.

Estevam Soares conta que o jogador, ainda garoto, foi um de seus "estagiários" há dez anos. Era assim que ele chamava os atletas da base que eram escolhidos a dedo para passar uma semana treinando entre os profissionais.

O jogador que se destacava nos times juvenis era chamado para tomar café da manhã e treinar entre os veteranos da equipe de cima e tinha uma chance de mostrar serviço à comissão técnica. Quem fosse bem, era incorporado ao elenco.

Nessa leva, foram revelados, além de Rafael Marques, o também atacante Zé Love e o zagueiro David Braz.

"É um excelente jogador. Foi destaque na base, fez gol em todos os times juvenis. É alto, mas sabe jogar com a bola no pé. É mortal no jogo aéreo", diz Soares. "Não teve grandes oportunidades no nosso time, até pela questão da timidez, era só um garoto. Mas se chegar ao Palmeiras, vem chancelado pelo Oswaldo e pela ótima passagem no Botafogo."

De fato, o atual treinador do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira, se encantou com o futebol do atacante quando ambos estavam trabalhando no futebol japonês. Quando o técnico foi trabalhar no Botafogo, fez questão de contratá-lo e bancar sua escalação, mesmo depois de um começo ruim e da pressão da torcida para que ele fosse mandado embora.

Em 2013, ele se tornou o artilheiro da equipe no Brasileiro e peça fundamental na classificação do time à Libertadores da América.

Rafael Marques, o turco

O Japão já era o segundo grande desafio da carreira internacional de Rafael Marques. Antes de aportar no Oriente distante, o atacante teve uma passagem importante no futebol da Turquia.

Cogitado para ser convocado pela seleção, ele chegou a se naturalizar cidadão do país, mas o chamado ao time nacional nunca viria.

Atualmente, ele joga na China, mas está insatisfeito e gostaria de voltar ao Brasil. De acordo com seu empresário, Rafael Marques "ficaria muito feliz" em voltar a trabalhar com Oswaldo.

Se ele for mesmo contratado, será o segundo reforço para a posição de centroavante, já que o Palmeiras já anunciou o acerto com Leandro, da Chapecoense. Henrique, artilheiro da equipe no ano passado, está de saída.

Recentemente, o clube descartou Ricardo Oliveira, outro que foi sondado para o setor.