Topo

São Paulo vê manipulação de empresário para Dudu fechar com Corinthians

São Paulo vê declaração de Dudu como forma de forçar Dínamo a caminho único - Marcos Cunha/Agencia Free Lancer/Estadão Conteúdo
São Paulo vê declaração de Dudu como forma de forçar Dínamo a caminho único Imagem: Marcos Cunha/Agencia Free Lancer/Estadão Conteúdo

Dassler Marques, Guilherme Palenzuela e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

06/01/2015 06h00

Dudu escolheu o Corinthians. Em negociação com o São Paulo e com o rival, o meia-atacante que pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, declarou no fim da noite de segunda-feira, em entrevista ao Globoesporte, que quer defender o clube do Parque São Jorge. Agora, o São Paulo dá a negociação como encerrada e aponta o que chama de "manipulação" de Bruno Paiva, um dos empresários do jogador e aquele que conduz as conversas com os dois clubes.

"Quero jogar no Corinthians. Essa é minha vontade", disse o jogador. Para a diretoria do São Paulo, tais palavras partiram de uma instrução do estafe do jogador para que o Dínamo de Kiev seja forçado a negociá-lo com o Corinthians. Depois de tal declaração, é impossível que o meia de 22 anos seja aceito como reforço do São Paulo.

Desde o início da negociação a diretoria do São Paulo afirmou que o empresário do atleta, Bruno Paiva, preferia negocia-lo com o Corinthians. Paiva faz parte da OTB Sports, braço da Think Ball, e é sócio de Marcelo Goldfarb e Marcelo Robalinho. É ele, porém, quem cuida do mercado brasileiro e cuida das tratativas desde o início de dezembro - Paiva é também empresário do meia Jadson, do volante Bruno Henrique, do lateral Edilson e do atacante Paolo Guerrero, do Corinthians, além de ter passado a agenciar recentemente a carreira do atacante Osvaldo, do São Paulo. Foi ele quem costurou a troca entre Alexandre Pato e Jadson, entre os dois clubes, há quase um ano. Bruno Paiva foi procurado pela reportagem, mas não atendeu às ligações.

A declaração de Dudu sobre o desejo de jogar no Corinthians é estratégica porque pressiona o Dínamo de Kiev a aceitar a proposta do Corinthians. Até então, o clube ucraniano tinha como opção aceitar a proposta do São Paulo. Agora, frente à rivalidade entre os clubes e o impacto da escolha do jogador, a negociação para o Morumbi se torna inviável.

Para comprar 60% dos direitos econômicos de Dudu, o Corinthians fez uma proposta de 3,6 milhões de euros (R$ 11,6 milhões). O São Paulo, que tentava comprar 50%, ofereceu 3 milhões (R$ 9,7 milhões), valor proporcional. A diferença é a forma de pagamento: o Corinthians parcela em mais vezes e iniciará o pagamento apenas em maio, enquanto o São Paulo propõe disponibilizar parte do valor imediatamente e quitar o resto em menos parcelas.

Até a noite de segunda-feira o Dínamo de Kiev não havia aceitado a proposta do Corinthians. Os executivos do clube ucraniano devem tratar do tema nos próximos dias e definir o destino de Dudu em 2015. Agora, apenas a proposta do Corinthians vale.

Durante a tarde de segunda-feira, antes da declaração definitiva, Dudu disse ao UOL Esporte que já tinha decidido entre Corinthians e São Paulo: "Eu já tenho a minha decisão. O time que eu quero jogar, já tenho. Todos sabem disso, os próprios representantes do Dínamo sabem disso".

O meia-atacante também já está na lista de nomes do Corinthians para a viagem para os Estados Unidos, onde o time que volta a ser treinado por Tite realizará pré-temporada (clique aqui para ver como está o Mercado da Bola).