Topo

Corinthians não consegue fechar com Dudu, e São Paulo não desiste

Dudu disse que quer jogar no Corinthians, mas Dínamo não aceita proposta - Alan Pedro/Getty Images
Dudu disse que quer jogar no Corinthians, mas Dínamo não aceita proposta Imagem: Alan Pedro/Getty Images

Dassler Marques e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

07/01/2015 21h42

O Dínamo de Kiev, da Ucrânia, não aceitou a proposta financeira do Corinthians de 3,6 milhões de euros (R$ 11,4 milhões) por 60% dos direitos econômicos do meia-atacante Dudu, de 22 anos, e paralisou a transferência nesta quarta-feira. Mesmo com acerto com o clube do Parque São Jorge e já listado para a viagem de pré-temporada para os Estados Unidos, o jogador agora pode protagonizar uma nova reviravolta. A proposta do São Paulo, agora, é a única aceita pelos ucranianos.

O São Paulo oferece 3 milhões de euros (R$ 9,5 milhões) por 50% dos direitos econômicos do jogador. Diferentemente do que a diretoria são-paulina anunciou informalmente no primeiro momento, o clube não desistiu do negócio.

A proposta são-paulina é que agrada mais ao Dínamo de Kiev porque se dispõe a pagar em menos parcelas, mesmo que por parcela menor. Além disso, o São Paulo iniciaria os pagamentos imediatamente, diferente do Corinthians, que só depositaria a primeira parcela no mês de maio - e com parcelamento mais fracionado. Há um representante do clube ucraniano em São Paulo para tratar do negócio.

O centro da questão, agora, é a discordância entre o que prefere o Dínamo de Kiev e o que prefere Dudu. O clube ucraniano não aceita vende-lo ao Corinthians nos moldes até agora apresentados e só topa a proposta são-paulina, a única respaldada por garantias financeiras. Enquanto isso, o jogador que disputou o último Brasileirão pelo Grêmio já afirmou que quer se transferir para o Corinthians.

A nova reviravolta deve obrigar um diálogo direto entre Dudu e Dínamo de Kiev para que se encontre uma solução - se o Corinthians não apresentar nova proposta, uma das partes terá de ceder: ou o Dínamo aceita a última proposta corintiana, ou Dudu aceita vestir a camisa do clube que não quer.

A negociação por Dudu se arrasta há cerca de 40 dias. Sonho antigo do São Paulo, o jogador chegou a conceder entrevista ao "Terra" como jogador do Corinthians no dia 19 de dezembro. Depois, foi orientado por seus empresários, da OTB Sports, a não tratar mais publicamente do tema. O São Paulo, presente na negociação, intensificou as conversas próximo ao fim do ano e partiu para contato direto com o clube ucraniano, por acreditar que os empresários do atleta só aceitariam a transferência para o Corinthians.