Topo

Inter tem três negócios conectados entre si e pode fechar grupo mais cedo

Joia uruguaia reaproximou Inter do empresário Giuliano Bertolucci e Banco BMG - AP/Martin Mejia
Joia uruguaia reaproximou Inter do empresário Giuliano Bertolucci e Banco BMG Imagem: AP/Martin Mejia

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/01/2015 06h00

De Arrascaeta, Réver e Alison. Estes são os três negócios do Internacional que mais evoluíram nos últimos dias e, por algo além da coincidência, todos estão conectados entre si. Em todos eles o Colorado conta com auxílio dos mesmos investidores, Giuliano Bertolucci e o Banco BMG. E no surgimento de cada um o outro se mostrou viável. Com eles, o clube gaúcho pode até atingir a meta de fechar o grupo antes do previsto.

A ideia original do Inter era concluir todas as negociações antes da pré-temporada, mas em meio ao feriado de Natal e antes do Ano Novo, o prazo foi esticado. A diretoria passou a admitir que caras novas chegariam durante o período de treinamentos em Bento Gonçalves. Os avanços atuais, contudo, modificam outra vez o cenário.

De Arrascaeta foi a porta para o Inter se reaproximar de Giuliano Bertolucci – parceiro na guerra jurídica contra o São Paulo por Oscar. Após a eleição presidencial, Delcir Sonda se afastou do clube em consequência da derrota do candidato de Giovanni Luigi, Marcelo Medeiros. Os dirigentes eleitos, então, precisavam de um novo mecenas para ajudar na compra de 50% dos direitos econômicos e um intermediário refez o contato.

Novamente próximo do investidor, o Colorado conseguiu sacramentar o acerto com Daniel Fonseca – empresário uruguaio dono de 100% dos direitos do meia destaque do Defensor. O Internacional pegará emprestado os 4 milhões de dólares (R$ 10,6 milhões) necessários para adquirir metade dos direitos econômicos da joia charrua.

Durante as tratativas por De Arrascaeta, o Inter consultou o Banco BMG sobre a situação de Réver. O zagueiro tem seus direitos econômicos divididos entre o fundo de investimentos e o Wolfsburg-ALE. Da consulta, o Colorado partiu para uma rodada inicial de tratativas junto ao Atlético-MG e pode contar, mais uma vez, com auxílio de Bertolucci para pagar uma compensação ao time de Belo Horizonte.

Réver tem contrato até 2018 na Cidade do Galo, mas terminou a última temporada na reserva. A diretoria mineira, enlouquecida para conseguir segurar Diego Tardelli, aceita se desfazer do zagueiro, porém quer apenas vendê-lo. Sem chance de um empréstimo. E é aí que volta o apoio financeiro de Bertolucci.

Por fim, o nome do volante Alison apareceu na mesa de negociações entre o Colorado e o empresário. Com salários atrasados na Vila Belmiro, o jogador terá uma reunião na próxima segunda-feira para definir seu futuro. E a chance de disputar a Libertadores salta aos olhos dos empresários que se reaproximaram do Beira-Rio – e detêm 80% dos direitos do atleta.

Até aqui, o Internacional anunciou apenas o lateral direito Léo, egresso do Flamengo. Nilton, que veio do Cruzeiro, será apresentado ao longo desta sexta-feira, após o time celeste enviar o último documento faltante.

Além deles, o meia-atacante Vitinho, ex-Botafogo e agora no CSKA, também pode ser contratado. Ele viria por empréstimo de um ano, apenas pelo salário de R$ 350 mil. Neste negócio, Giuliano Bertolucci e o Banco BMG são apenas espectadores e não auxiliam o Inter. O Atlético-MG é adversário do Colorado nesta contratação.