Topo

Botafogo vira no fim e garante vaga no sufoco para segunda fase da Copa SP

Do UOL, em São Paulo

10/01/2015 20h57

O Botafogo escapou no fim da eliminação ainda na primeira fase da Copa São Paulo de futebol júnior 2015. Jogando no Estádio Luiz Augusto de Oliveira pela terceira rodada do Grupo G, o time carioca derrotou o anfitrião São Carlos por 4 a 3, graças a gol nos últimos minutos da partida, e assegurou sua vaga como o primeiro colocado da chave.

Graças ao resultado, o Botafogo chegou aos sete pontos em três jogos. A pontuação é a mesma do XV de Piracicaba, que fica em segundo por conta do saldo de gols (5 a 2). São Carlos (três pontos) e Itabaiana-SE (zero) completam a classificação.

Aos 14 min do primeiro tempo, Paulo abriu o placar para o Botafogo. O São Carlos empatou aos 25 min, com Rafael, mas o Botafogo voltou à frente com o próprio Paulo, em 36 min, após o próprio Paulo driblar o goleiro e mandar.

No segundo tempo, o São Carlos empatou novamente com um gol bastante inusitado aos 4 min: enquanto os jogadores do Botafogo davam as costas para a bola no ataque, Tiago Garça aproveitou, arrancou desde a defesa e saiu na cara do gol para marcar. Na comemoração, levou seu segundo cartão amarelo, deixando o São Carlos com um a menos.

O São Carlos chegou a virar o jogo aos 25 min, quando Baiano tocou a mão na bola dentro da área – pênalti, que Giuliano bateu e converteu. Porém, no minuto seguinte, Vinícius Tanque marcou de cabeça e empatou para o Botafogo. Depois, aos 43 min, Johnson recebeu bola em profundidade na direita, arrancou e bateu cruzado para classificar o Botafogo.

Grêmio vence e avança

O Grêmio também garantiu a classificação ao terminar o Grupo B na liderança. Neste sábado, o time gaúcho perdeu muitas chances para marcar, mas derrotou o América-SP por 3 a 0 e assegurou a primeira colocação na chave com sete pontos. Confiança-SE (cinco), Rio Preto-SP (dois) e América-SP (um) foram eliminados.

Aos 18 min do primeiro tempo, Luís Felipe recebeu o lançamento na área, driblou o goleiro Allan e tocou para o gol, abrindo o placar. Aos 44 min, Tilica tabelou de improviso com o zagueiro do América-SP, invadiu a área e tocou por cima do goleiro, mas mandou para fora.

Melhor no jogo, o Grêmio ampliou o placar após o intervalo. Aos 14 min, Raul chutou de longe e fez 2 a 0. Depois, aos 16 min, o zagueiro Mardegan, do América-SP, tentou afastar a bola de peixinho e mandou contra o próprio gol.

Confira outros resultados da Copa São Paulo 2015:

Grupo B
Rio Preto-SP 0 x 0 Confiança-SE

Grupo G
XV de Piracicaba-SP 3 x 2 Itabaiana-SE

Grupo U
Criciúma* 2 x 0 Vila Nova

Grupo W
Guaicurus-MS 1 x 1 Rio Branco-AC

* Classificados

Atualizado às 21h10