Topo

Inter lidera corrida com Palmeiras por Réver. Corinthians já está fora

Réver tem proposta do Inter para assinar por 4 anos. Colorado está otimista com negócio - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Réver tem proposta do Inter para assinar por 4 anos. Colorado está otimista com negócio Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Jeremias Wernek e Danilo Lavieri

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo*

10/01/2015 06h00

Capitão do Atlético-MG na conquista da Libertadores de 2013, Réver está em vias de deixar a Cidade do Galo. Mas uma espécie de corrida do ouro existe por sua contratação e faz o destino do zagueiro ser incerto. Neste momento, o Internacional lidera a disputa que chegou a ter três interessados. O Palmeiras segue na briga, mas o Corinthians já falou que está fora do páreo. A definição do caso deve ocorrer no começo da próxima semana.

A vantagem do Inter é pela reaproximação com o empresário Giuliano Bertolucci e o Banco BMG. Os dois ajudarão o Colorado a adquirir os direitos econômicos do zagueiro. O próprio Palmeiras, primeiro a admitir publicamente o interesse em Réver, já coloca o Colorado como favorito na disputa.

Duas reuniões com representantes do Internacional nesta semana deixaram Réver mais próximo do Beira-Rio. A primeira ocorreu na última terça-feira, em Belo Horizonte. Lá, o Colorado conversou diretamente com o Atlético-MG sobre o caso e chegou a cogitar uma troca por Rafael Moura – possibilidade rechaçada de forma veemente pela diretoria mineira. Um novo encontro, na noite de quinta-feira em São Paulo, fez o acordo avançar.

Além de negociar com o BMG, detentor de 50% dos direitos de Réver e agora parceiro outra vez do Inter, o Colorado já encaminhou uma minuta de contrato ao jogador. O vínculo proposto é de quatro anos e o percentual de comissão para os envolvidos no negócio também é maior em relação ao apresentado pelo Palmeiras: 10% contra 5%. A disputa da Libertadores é mais um ponto favorável aos gaúchos.

Entre as duas reuniões com o Inter, o Corinthians vazou o interesse em Réver, mas pouco tempo depois liquidou com as chances de acerto. Nos bastidores, o time paulista admitiu que seu movimento foi muito mais para inflacionar o negócio tocado pelo rival do que qualquer outra coisa.

Em Belo Horizonte, o Atlético-MG segue com a mesma postura de afirmar que nenhum jogador é inegociável. Mas após a reunião infrutífera com o Inter, o clube mineiro será abordado pelos parceiros do Colorado na negociação em busca de um acordo. O clube gaúcho empilha elogios a Réver e mostra otimismo com o acerto. O Palmeiras, na visão de demais integrantes das tratativas, fez um recuo estratégico. Entretanto pode aumentar a carga na reta final tentando uma reviravolta.

Réver tem contrato até 2018 e um dos maiores salários do elenco dirigido por Levir Culpi. O próprio treinador afirmou saber do interesse de outros clubes e se mostrou favorável a uma permanência. A temporada irregular em 2014, com lesões e a afirmação de Jemerson, pesa contra - além do vencimento alto. 

"O Réver está em fase de indefinição. Não tem certeza se vai ficar. Pode ainda sair. Mas eu quero que se concentre naquilo que é o trabalho dele. Que se prepare para os nossos compromissos. Por exemplo, não aceito que falte ao treino porque está no meio de uma negociação", disse Levir.

O nome dele apareceu no Beira-Rio após uma tentativa frustrada de acerto com Henrique, ex-Palmeiras e agora no Napoli. O time italiano pediu 6 milhões de euros (R$ 18,7 milhões) para liberá-lo. Além disto, os salários exigidos pelo zagueiro seriam na casa de R$ 600 mil limpos - sem impostos. Gringos chegaram a ser oferecidos e Diego Lugano afirmou que poderia jogar no Inter em 2015, mas a diretoria descartou tudo isso de pronto.

*Colaboraram Dassler Marques e Victor Martins, do UOL em São Paulo e Belo Horizonte