Topo

Brasileira Marta faz lobby para mulher levar gol do ano da Fifa

Do UOL, em São Paulo

12/01/2015 12h06

Figurinha carimbada na premiação da Fifa para os melhores jogadores do ano, a brasileira Marta concorre mais uma vez pela temporada 2014, que terá os troféus entregues nesta segunda-feira em Zurique, na Suíça. Desta vez, a jogadora do FC Rosengard afirmou que espera que as mulheres quebrem uma barreira no evento.

Marta diz que espera que a irlandesa Stephanie Roche conquiste o prêmio de melhor gol do ano. A jogadora concorre com o colombiano James Rodríguez e com o holandês Robin van Persie, que estão no páreo com jogadas registradas na Copa do Mundo no Brasil.

"Eu acho que o gol dela foi excepcional", afirmou Marta em entrevista coletiva nesta segunda, ao lado da americana Abby Wambach e alemã Nadine Kessler, suas rivais na disputa de melhor do ano.

A meia também afirmou que em 2015 espera pelo sucesso coletivo junto à seleção brasileira, na busca do inédito título mundial.

"Em 2015, a principal competição é a Copa do Mundo. Não somente eu, Marta, mas todo o time brasileiro quer isso. Estamos em uma nova história, é muito importante para a gente. Espero ter um bom ano para a seleção brasileira, mas para também o meu time também, na Suécia", declarou.

A jogadora falou também das missões para os próximos dois anos, que incluem a briga pelo ouro olímpico no Rio de Janeiro em 2016.

"Claro que o Brasil está preparado para as duas competições. Este ano, quem sabe a gente possa conquistar esse título tão sonhado (Mundial). Esperamos jogar bem nas Olimpíadas. Temos a prata, mas queremos outra medalha, mas não a de bronze. Temos uma geração diferente, um projeto diferente. Esperamos mostrar isso nas duas competições", comentou.

A brasileira Marta já ganhou cinco vezes o prêmio de melhor do mundo da Fifa, mas a última vez delas foi em 2010. Esta é a 11ª aparição da jogadora na lista final da premiação.