Topo

Defendido por Zidane, Pogba vence fama de preguiçoso e se firma na Juventus

Do UOL, em São Paulo

12/01/2015 14h34

Para quem já foi chamado de preguiçoso por causa da lentidão nos movimentos, é impressionante o quanto a velocidade faz parte da vida de Paul Pogba. Em dois anos, o meio-campista francês de apenas 21 anos saiu de contestado a “jogador mais caro do futebol mundial”. E tudo isso com respaldo de Zinedine Zidane, um dos maiores nomes da modalidade entre os gauleses.

No último domingo (11), Pogba deu mais uma demonstração de que Zidane estava certo ao apostar nele. Aos 29min do jogo contra o Napoli, o camisa 6 da Juventus recebeu uma bola pelo alto dentro da área e acertou um lindo voleio de pé direito. Foi o primeiro gol da equipe de Turim, que venceu por 3 a 1.

Pogba já havia chamado atenção na partida anterior. No dia 6 de janeiro, num empate da Juventus por 1 a 1 com a Inter de Milão, o francês foi responsável pelo lance mais bonito da partida: deu um elástico perfeito para passar pelos defensores Andrea Ranocchia e Juan, mas finalizou nas mãos do goleiro adversário.

Os dois lances mostram apenas parte do repertório que fez de Pogba um ídolo em ascensão. O francês é um exemplo raro de jogador que concilia atributos tão distintos quanto força, técnica e finalização apurada. Tudo isso pesou para a Juventus renovar contrato com o meio-campista – o antigo vínculo ia até 2016, e o novo tem validade até 2019.

“Pogba é hoje o jogador mais caro do futebol mundial. Trata-se de uma estrela, e a Juventus fez um esforço para mantê-lo por muito tempo”, disse Mino Raiola, empresário do jogador, quando anunciou a renovação.

A tese do agente é baseada na velocidade de ascensão de Pogba. Em 2013, o francês ganhou o Golden Boy, prêmio dado pelo jornal italiano “Tuttosport” ao melhor jogador jovem do futebol europeu, e foi eleito MVP (sigla em inglês para “jogador mais valioso”) do Mundial sub-20. Um ano depois, ganhou da Fifa o rótulo de melhor jogador jovem da Copa do Mundo disputada no Brasil.

Os títulos individuais fizeram de Pogba um dos nomes mais cobiçados do mercado europeu. O francês já tem quatro gols e duas assistências pela Juventus na temporada 2014/2015 – ele havia acumulado nove gols e 16 assistências em todo o ano anterior. O nome dele passa pelas listas de reforços de grandes times da Europa.

Elogios de Zidane em entrevista ao jornal francês “L’Equipe” também contribuíram para isso: “O que ele faz aos 21 anos é incrível. Pogba pode ser um dos melhores meio-campistas do mundo. Talvez estejamos falando muito dele, mas ele vai ser um dos jogadores mais importantes de todos os tempos se continuar a crescer assim”.

Pogba é constantemente comparado ao compatriota Patrick Vieira, volante que defendeu por muitos anos a seleção francesa. “As pessoas dizem que ele é como eu. Acho que é porque temos estilos similares de posse de bola. Ele é forte, alto e elegante”, declarou o veterano.

Com tantos elogios, a Juventus já até se prepara para perder o francês. “Pogba é um jogador fantástico, e nós queremos que ele siga conosco sempre. Mas se tivermos uma grande oferta, será que conseguiremos segurá-lo? Podemos ser atraentes, mas não temos força econômica. A Itália não é um destino final, mas de transição”, explicou Andrea Agnelli, presidente da equipe italiana, em 2013.

O assédio, contudo, não é novidade para Pogba. Quando saiu do Manchester United, o jogador francês foi procurado por uma série de grandes clubes. “Ouvi Arsenal, Chelsea e Milan, mas ninguém é como a Juventus. Desde a infância eu sempre gostei do clube”, relatou o francês ao canal “Sky Sport”.

Pogba dança durante passagem por Londres

Preguiçoso e presunçoso

Irmão mais novo de dois gêmeos jogadores de futebol (Florentin e Mathias), Paul Pogba passou por times amadores até chegar às categorias de base do Le Havre. Defendeu seleções francesas de base e chegou a ser alçado aos profissionais da equipe francesa.

Na época, Pogba era criticado por causa do estilo. “As pessoas pensam que eu sou preguiçoso, mas meu jogo é assim. É meu estilo de movimentação”, defendeu-se o meio-campista em entrevista coletiva.

Pogba deixou o Le Havre em 2009 para jogar nas categorias de base do Manchester United. Ficou no time inglês até 2012 e chegou a disputar três partidas oficiais no time profissional, mas decidiu não renovar contrato.

A decisão gerou uma série de críticas a Pogba. Alex Ferguson, que era treinador da equipe inglesa, disse que o jogador havia sido um pouco arrogante. “Ele tentou me segurar, mas não foi longe o suficiente”, disse o francês.

“Para ser honesto, acho que ele não mostrou respeito a nós. Fiquei bem desapontado”, respondeu Ferguson naquela época.

Anos depois, Zinedine Zidane criticou o treinador pela condução da negociação com Pogba. “A palavra erro não é algo que você consiga associar facilmente a Alex Ferguson, mas acho que foi um erro deixá-lo sair. Seria o sucessor natural de Paul Scholes, alguém que poderia ter toda a equipe construída a seu redor”, avaliou o francês em janeiro de 2014, em entrevista ao jornal “Sunday Mirror”.

De volta ao Manchester United?

Escolhido para ser sucessor de Alex Ferguson no comando do Manchester United, David Moyes estabeleceu Pogba como prioridade para reforçar o clube. Segundo o diário “Daily Mail”, o ex-time do francês fez pelo menos duas abordagens para tentar levá-lo de volta.

O problema nesse momento foi a valorização extremamente rápida de Pogba. De acordo com o site especializado “Transfermarkt”, Pogba era um jogador estimado em 5,3 milhões de libras (R$ 21,3 milhões) em 2012. Em 2014, chegou a 39,6 milhões de libras (R$ 159,7 milhões). E esse montante ainda não parou de subir.

Em dois anos, Pogba conseguiu cavar um espaço entre os nomes mais promissores do futebol mundial. E se essa velocidade continuar marcando a evolução do francês, é até difícil medir o que o futuro pode render a ele.