Topo

"Super goleiro" é maior ameaça em 7 anos ao domínio Messi-Cristiano na Fifa

Cristiano e Messi querem aumentar a coleção. Neuer tenta vitória inédita para goleiros - AFP/FRANCK FIFE
Cristiano e Messi querem aumentar a coleção. Neuer tenta vitória inédita para goleiros Imagem: AFP/FRANCK FIFE

Do UOL, em São Paulo

12/01/2015 00h01

O último jogador a deixar o palco da festa da Fifa para os melhores do ano segurando a Bola de Ouro, sem ser Messi ou Cristiano Ronaldo, foi Kaká, na premiação de 2007. Desde então, a polarização entre os craques argentino e português pautou o futebol mundial e suas eleições individuais. Mas eis que um goleiro pode ousar interromper esta alternância de dois nomes.

A Fifa entrega a Bola de Ouro para o melhor de 2014 nesta segunda-feira, em evento de gala em Zurique, na Suíça. A festa está marcada para 15h30, no horário de Brasília. Respaldado pelo título mundial da Alemanha no Brasil e com status de goleiro revolucionário, Manuel Neuer é a maior aposta dos últimos anos para quebrar a dobradinha Messi-Cristiano, que vigora desde 2008.

Os super craques de Barcelona e Real Madrid "varreram" os últimos seis troféus da Fifa, sendo quatro para o argentino e dois para o português.

Desde então, Messi e Cristiano sempre estiveram nas duas primeiras colocações, com exceção de 2010, quando o espanhol Andrés Iniesta acabou como vice-campeão, atrás de Lionel.

O prêmio da Fifa foi criado em 1991 e, entre seus diferentes modelos, jamais consagrou um goleiro como melhor de um ano. O jogador da posição que chegou mais perto foi o alemão Oliver Kahn, vice-campeão em 2002, edição que viu o tricampeonato de Ronaldo.

COMPARANDO MESSI E CRISTIANO RONALDO EM 2014

No final de 2014, o UOL Esporte preparou conteúdo especial para confrontar os desempenhos de Messi e Cristiano Ronaldo em 2014.  O português foi mais feliz em termos de títulos, incluindo a glória na Liga dos Campeões. Mas, individualmente, o argentino pode se gabar de ter atingido recordes históricos. Confira abaixo a comparação: