Topo

Inter cria departamento e pode ter 'Portal da Transparência' sobre negócios

Inter quer divulgar detalhes de suas contratações e Nilton deve ser um dos primeiros - Jeremias Wernek/UOL
Inter quer divulgar detalhes de suas contratações e Nilton deve ser um dos primeiros Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Bento Gonçalves (RS)

13/01/2015 06h00

O valor pago para o clube de onde vem um reforço, a comissão do empresário, o percentual exato adquirido e demais pormenores das negociações feitas. Uma prestação de contas atualizada constantemente, com um molde inédito no país. É isto que quer a nova diretoria do Internacional, que criou o Departamento de Controladoria e Transparência. A nova pasta ainda está se estruturando, mas planeja até a criação de um site onde irá disponibilizar um detalhado demonstrativo financeiro do Colorado. Especialmente do departamento de futebol.

O “Portal da Transparência do Internacional” poderá ser hospedado no site oficial do clube ou ter um endereço próprio, sendo atualizado por profissionais da área de administração e finanças. Até o momento, o plano está no papel, mas com uma certeza: haverá divulgação de partes dos negócios efetivados pelo clube.

“Queremos dar a transparência possível a esta área do clube. Não será só um balanço atirado no jornal”, disse Sandro Farias, um dos conselheiros indicados para o comando da pasta. O outro integrante é Mário Sérgio Martins.

Nesta etapa do processo, os dois diretores buscam nomes para compor o departamento e também orientações junto aos advogados do clube. Normativas sobre aquilo que pode ser divulgado, detalhes protegidos por cláusulas de confidencialidade, por exemplo.

“Podemos anunciar os valores, as parcelas e taxa de intermediação nos negócios de compra de direitos econômicos. Depende do que o departamento jurídico vai nos dizer, mas queremos saltar na frente para evitar o bafafá comum no futebol, a especulação que infelizmente existe. Não seremos um órgão político, mas sim profissional”, garante Farias.

Atualmente, o Internacional não informa qualquer tipo de detalhe do negócio. Após acertar com o jogador, o clube emite uma nota oficial em seu site avisando que exames médicos serão feitos antes da assinatura do contrato. Entre a publicação e os testes, o atleta assina um termo de compromisso. Após o anúncio, nada mais é divulgado sobre a transação.

Com a nova ideia, um balanço mensal poderá ser lançado no site do clube ou em um endereço específico para este tema. O projeto também será levado para análise do Conselho Deliberativo, que poderá ter preferência na hora da divulgação.

“Uma hipótese bem concreta é que o clube crie um portal da transparência, com acesso independente. Eu acho prudente ter uma informação mensal disso ou logo após análise no Conselho Deliberativo. Vamos decidir isso com o departamento jurídico”, comenta Sandro Farias.

Até agora, o Internacional anunciou o lateral direito Léo, egresso do Flamengo por empréstimo até dezembro, e Nilton, vindo do Cruzeiro em negócio definitivo. Também negocia com Réver, do Atlético-MG, De Arrascaeta, do Defensor-URU e Vitinho, do CSKA. Todos eles deverão aparecer no balancete a ser criado, nem que seja em uma edição retroativa.