Topo

Palmeiras tenta contratar autor do primeiro gol do Itaquerão

Giovanni Augusto treina na Cidade do Galo enquanto espera por definição de seu futuro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Giovanni Augusto treina na Cidade do Galo enquanto espera por definição de seu futuro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/01/2015 07h00

Cria do Atlético-MG, mas fora do clube desde o segundo semestre de 2011, quando saiu da equipe titular para fora dos planos e afastado por conta do comportamento extracampo, Giovanni Augusto voltou à Cidade do Galo em 2015 por indicação do técnico Levir Culpi. O treinador conta com o jogador que foi destaque do Figueirense no último Campeonato Brasileiro. Porém, a estadia em Belo Horizonte pode durar poucos meses, já que o meia é pretendido pelo Palmeiras.

O acordo de Giovanni Augusto com o Atlético-MG vai até maio. Teoricamente o atleta pode fechar um pré-contrato com qualquer outra equipe. Ao ser emprestado para o Figueirense, Giovanni assinou um aditivo, mas que acabou não sendo registrado na data correta pelo clube mineiro. Por isso, o meia já foi assediado por Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras.

Questionado sobre o assunto, o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, não entrou em detalhes. "Isso é uma coisa que a gente trata internamente, não vamos falar". Apesar do risco de perder o jogador de graça, a diretoria atleticana está confiante que o acordo firmado algum tempo atrás será honrado. O UOL Esporte apurou que a definição deve acontecer até o final de semana.

Giovanni Augusto é natural de Belém, mas foi revelado pelo Atlético. Em 2010 ele teve a primeira chance na equipe profissional, com Vanderlei Luxemburgo. Mas perdeu espaço depois de apenas duas partidas. Em 2011 conquistou a vaga de titular, já com Dorival Júnior. Depois de um bom começo de Brasileiro, com três assistências nas duas primeiras rodadas, Giovanni se perdeu na noite e caiu bastante de produção.

Sem espaço na Cidade do Galo, Giovanni Augusto foi rodar pelo Brasil. Antes de retornar agora em 2015, o meia vestiu as camisas de Grêmio Barueri, Criciúma, Náutico, ABC e por último a do Figueirense. O momento de maior projeção nesse período longe do Atlético foi na inauguração da Arena Corinthians. Ele fez o gol da vitória do então lanterna Figueirense sobre o Corinthians. O armador ainda marcou gols no São Paulo e no Santos.