Topo

Pedaço da Taça Jules Rimet é encontrado em porão na sede da Fifa

Taça Jules Rimet foi erguida pelos capitães Bellini (58), Mauro (62) e Carlos Alberto (70) - Reprodução e Arquivo Folha Imagem
Taça Jules Rimet foi erguida pelos capitães Bellini (58), Mauro (62) e Carlos Alberto (70) Imagem: Reprodução e Arquivo Folha Imagem

Das agências internacionais

Em Zurique (Suíça)

13/01/2015 15h21

Um pedaço da Taça Jules Rimet, troféu erguido pelos ganhadores da Copa do Mundo até 1970, foi encontrado em um porão na sede da Fifa, em Zurique. Foi achada parte da base do objeto, contendo os nomes de Uruguai e Itália – campeões dos primeiros quatro mundiais.

De acordo com David Ausseil, diretor do museu da Fifa, o pedaço encontrado não fazia parte do objeto entregue ao Brasil após a conquista da Copa de 1970. Na verdade, trata-se da base original do troféu, substituída em 1954 para caber o nome dos novos campeões mundiais.

“Acredito que nenhum presidente da Fifa viu isso desde o próprio Jules Rimet”, disse Ausseil à emissora BBC.

Batizada em homenagem ao histórico dirigente da Fifa, a Taça Jules Rimet foi dada em definitivo ao Brasil, primeiro tricampeão mundial, em 1970. O troféu, porém, foi roubado da sede da CBF em 1983 e nunca mais foi encontrado.

Desde a Copa de 1974, o campeão mundial ergue a Taça Fifa, criada pelo artista italiano Silvio Gazzaniga. Seu projeto venceu concorrência contra outras 53 propostas enviadas por designers de sete países.

Ao contrário do que ocorreu com a Jules Rimet, nenhum campeão mundial receberá a posse definitiva do troféu. Os países que conquistam três vezes a taça recebem uma réplica do objeto.