Topo

MP apura retirada de dutos da Petrobras da Arena Corinthians

Do UOL, em São Paulo

14/01/2015 13h59

O Ministério Público do Estado de São Paulo investiga a retirada dos dutos da Petrobras antes da construção do Itaquerão como parte da operação "Lava Jato". A informação foi publicada pelo jornal "Valor", e confirmada por meio de nota pelo MP. As obras anteriores à construção da arena entraram na mira porque constam de planilha do doleiro Alberto Yussef, peça central do esquema de corrupção na estatal de petróleo. Não há nenhuma ligação com o clube e a obra do estádio propriamente dito até o momento.

A história começa com uma apreensão da Polícia Federal na casa de Yussef em março de 2014. No final do ano passado, a revista "Carta Capital" revelou que foi apreendido um documento de Yussef que relacionava 747 projetos em que ele esteve envolvido por meio de empresas às quais estava relacionado, principalmente empreiteiras.

A publicação já revelara naquela ocasião que a retirada dos dutos da Petrobras da área do Itaquerão, que teoricamente estariam sob responsabilidade da Transpetro, subsidiária da estatal, estava na lista. A obra estava avaliada em R$ 1,3 milhão pelo documento pelo documento do doleiro, e seria realizada pela Sacs Construção e Comércio, cliente de Yussef.

A partir desta lista, o promotor Silvou Antônio Marques mandou abrir três investigações diferentes no Ministério Público de São Paulo para apurar os casos no Estado, isto é, descobrir se houve pagamento de propina. Em nota, enviada à imprensa, o MP confirmou que a Sacs Construção e Comércio e a Petrobras são alvos da apuração de promotores. Eles terão de decidir em 30 dias se há elementos para abrir inquéritos civis sobre o caso.

Ao "Valor", o promotor Valter Foleto Santin confirmou a apuração relacionada ao Itaquerão. O jornal ainda recebeu a informação da Transpetro de que teria sido o consócio construtor do itaquerão o responsável pela obra. A Odebrecht ainda não se pronunciou.