Topo

Palmeiras não aceita cláusula, e São Paulo se reúne por Cafu

Jonathan Cafu, 23, é o novo alvo da disputa entre Palmeiras e São Paulo - Divulgação/Ponte Preta
Jonathan Cafu, 23, é o novo alvo da disputa entre Palmeiras e São Paulo Imagem: Divulgação/Ponte Preta

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

14/01/2015 20h10

Faltava apenas o Palmeiras aceitar uma cláusula contratual imposta pelo Doyen Group que permitisse a saída do atacante Jonathan Cafu, 23, para a Europa, para que o negócio fosse firmado entre os partes. O clube, no entanto, se recusou a aceitar a condição e avisou ao empresário do atleta, Luis Augusto Carvalho na tarde desta quarta-feira. Agora, uma reunião foi convocada às pressas para tentar selar a transferência do jogador para o São Paulo.

"O advogado do Palmeiras comunicou nosso advogado, que representa a Doyen e a Casa Soccer, que o Palmeiras não aceita essa cláusula de saída, então ficou quase impossível", explicou Carvalho, ao UOL Esporte.

Jonathan Cafu é jogador da Ponte Preta, mas tem os direitos econômicos vinculados ao Doyen Group. A cláusula que causa a rejeição do Palmeiras é uma imposição do grupo de investimento, que quer ter prevista em contrato a liberação automática do jogador mediante o pagamento de um valor correspondente a 40% da multa rescisória estipulada.

Agora, Luis Augusto Carvalho se reunirá com o São Paulo - sem a presença do Doyen Group, ainda - para tentar acertar valores de contrato e a mesma cláusula de saída para a Europa. Ele ressalta que, se não houver negócio com o clube do Morumbi, a preferência ainda será do Palmeiras, com o qual ele tem uma reunião agendada para o fim da manhã de quinta-feira. A diretoria do Palmeiras, no entanto, anuncia que descartou o jogador: "O Cafu realmente foi um dos nomes procurados, mas está absolutamente descartado. Já chegaram outros jogadores para a mesma posição", disse o diretor de futebol Alexandre Mattos, à Rádio Bandeirantes.

O valor da negociação é de R$ 1,25 milhão e pode ser bancado pelo Doyen Group. Antes, para que o jogador se transferisse à Ponte Preta, esse mesmo grupo pagou R$ 770 mil ao XV de Piracicaba.
Jonathan Cafu representa mais um capítulo da disputa entre São Paulo e Palmeiras. Antes, Thiago Mendes e Dudu já tinham sido alvos dos dois, sem contar negociações do ano passado, como Alan Kardec, Wesley e Fernando Tobio. A sondagem são-paulina ao atacante da Ponte Preta começou com uma ligação de Milton Cruz, auxiliar técnico de Muricy Ramalho, e, em seguida, com uma proposta feita por Gustavo Vieira de Oliveira, gerente de futebol.