Topo

Brasil toma susto no fim, mas estreia com vitória no Sul-Americano sub-20

Do UOL, em São Paulo

15/01/2015 21h57Atualizada em 16/01/2015 00h05

O Brasil estreou com o pé direito no Sul-Americano sub-20 no Uruguai, mas a equipe sofreu em seu primeiro jogo. Contra o Chile, os comandados do técnico Alexandre Gallo venceram por 2 a 1 nesta quinta-feira.

Os gols da vitória foram ambos feitos pelo jovem Marcos Guilherme, atacante do Atlético-PR. Gerson, o mais novo jogador da equipe e atleta do Fluminense, foi o responsável pelas duas assistências.

A seleção volta ao gramado no próximo sábado quando terá pela frente o duelo contra o Uruguai, donos da casa.

A competição valerá uma vaga para os Jogos Olímpicos em 2016, mas a equipe nacional já está garantida. Para o Mundial, os sul-americanos brigam por quatro vagas.

No outro jogo do grupo, o Uruguai venceu a Colômbia. O gol dos Uruguaios foi feito nos acréscimos do segundo tempo por Mauro Arambarri.

Fases do jogo: A partida começou complicada para a seleção brasileira. As primeiras chances foram chilena ainda nos minutos iniciais, mas Marcos fez boas intervenções e evitou o pior. Mas, na sequência, muito em jogadas criadas por Marcos Guilheme, o Brasil cresceu.

Marcos Guilheme aproveitou boa jogada de Gerson pela direita e completou de peito para o fundo do gol. O jogador do Atlético-PR voltou a aparecer no primeiro minuto da etapa final, novamente após jogada do atleta do Fluminense e ampliou. O terceiro quase veio logo depois quando Thalles, do Vasco, carimbou a trave rival.

A vantagem no placar fez com que o Brasil acomodasse na partida e o susto veio com Jeraldino. A zaga dormiu e o chileno finalizou após passar pelo goleiro, mas Eduardo salvou em cima da linha.

O terceiro poderia ter saído do pé de Marcos Guilherme, mas o jogador não caprichou na finalização ao sair na cara do goleiro chileno. Quando tudo parecia resolvido, Cuevas bateu uma linda falta e reduziu o placar.

Depois de sofrer o gol, o Brasil passou a administrar mais a posse de bola, boa parte desta responsabilidade ficou com Gabriel, do Santos, que saiu do banco de reservas no duelo.

Melhor: Gerson – Os dois gols da vitória foram de Marcos Guilherme, mas nas duas oportunidades foi Gerson quem o deixou na cara do gol. Com apenas 17 anos, o jovem se destacou nas armações das jogadas, principalmente no primeiro lance.

Pior: Jeraldino – Ele passou pelo goleiro e não conseguiu marcar para o Chile. A oportunidade poderia ter mudado o rumo da partida no segundo tempo.

Para lembrar.

Nervosismo. A partida foi marcada por muito nervosismo por parte das duas equipes. Em diversos momentos, os jogadores acertaram os rivais com os braços.