Topo

Dracena rescinde contrato e não é mais jogador do Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

15/01/2015 15h26

O Santos perdeu mais um de seus titulares. O UOL Esporte apurou que o zagueiro Edu Dracena assinou a rescisão contratual com o Santos no inicio da tarde desta quinta-feira, na Vila Belmiro. Desta forma, o defensor está livre para assinar contrato com o Corinthians, que tem interesse em seu futebol.

Dracena tinha vínculo com o alvinegro praiano até dezembro deste ano, mas foi liberado sem custos pela diretoria santista. O clube pagará os salários atrasados que deve ao jogador – quatro meses de direitos de imagem e dois de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). No acordo, o atleta só não receberá pelos serviços prestados em 2015.

Em reunião com Dracena, o Santos chegou a cogitar a renovação de contrato por mais uma temporada, mas decidiu liberar o jogador.

Um dos motivos da rescisão é a incompatibilidade do defensor com o ex-lateral esquerdo Léo, que faz estágio no clube em cargo administrativo. Dracena avisou ao presidente Modesto Roma nesta semana que não aceitaria mais dividir o local de trabalho com Léo.

O ex-capitão do Santos já acertou bases salariais com o Corinthians. O UOL Esporte já havia adiantado que a direção santista estava aberta para a transferência. Isso porque o clube quer economizar com a saída de Edu Dracena, que tinha um dos maiores salários do clube (R$ 350 mil por mês).

Dracena chegou ao Santos em 2009 a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo, mas só pode atuar no ano seguinte, pois se recuperava de uma cirurgia no joelho. Nos últimos cinco anos, o zagueiro conquistou seis títulos pelo clube: tricampeão paulista (2010/2011/2012), Copa do Brasil (2010), Copa Libertadores da América (2011) e Recopa Sul-Americana (2012). O zagueiro marcou 17 gols em 230 jogos.

Veja a carta de despedida do jogador publicada em sua página no Facebook:

Torcedor santista

Nesta data, após cinco anos e meio, 229 jogos, 17 gols, seis títulos conquistados e muito suor dedicado a esta camisa sagrada, meu ciclo no Santos FC se encerrou.
Foi uma decisão tomada em comum acordo com a nova diretoria do Clube. Tivemos uma conversa muito franca e os dois lados entenderam que era hora da despedida.

Gostaria de deixar claro que em nenhum momento pensei em entrar na Justiça contra o Santos. O Clube sempre foi muito correto comigo nos momentos bons, como as diversas conquistas que tivemos, e nos momentos ruins, como nas cirurgias que precisei fazer. A instituição e a torcida não mereceriam uma atitude dessas da minha parte.

Deixo claro que isso não é uma crítica aos companheiros que recorreram à Justiça. Cada um tem seus motivos e respeito profundamente suas motivações. Mas entendo que minha saída teria que ser pela porta da frente.

Também não procurei a Justiça porque entendo as dificuldades financeiras que o Clube passa e tenho certeza de que serão sanadas dentro de pouco tempo. Minha saída não tem relação com salários atrasados. É, realmente, o fim de um ciclo vencedor.

Deixo o Santos com a cabeça erguida de ter feito o meu melhor, dentro e fora de campo. Foi a decisão mais difícil que já tomei por toda a identidade que tenho com o Clube e a cidade. Mas chegou a hora de partir.

Muito obrigado a todos pelo apoio de sempre. E também pelas críticas, que me ajudaram a manter a humildade e tentar melhorar.

Vou guardar o Santos e os santistas sempre em um lugar especial no meu coração, onde também moram o Guarani, Cruzeiro e Fenerbahce.
Um grande abraço do Edu Dracena