Topo

Palmeiras, Coritiba e investidores alinham acordo e evitam briga judicial

Robinho, meia que o Palmeiras contratou do Coritiba - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Robinho, meia que o Palmeiras contratou do Coritiba Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

15/01/2015 17h08

Palmeiras e Coritiba entraram em um acordo com investidores para solucionar o imbróglio criado com a transação de Robinho para a equipe paulista.

A solução foi fazer uma redistribuição dos 50% dos direitos econômicos do atleta que antes estavam nas mãos da Etika Consultoria (15%), da DIS (20%) e da LA Sports (15%). Os envolvidos receberão uma quantia em dinheiro e deixarão, em contrato, o Coritiba como dono dos direitos.

A manobra serve para cumprir as novas normas da Fifa e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que não permitem que investidores tenham direitos econômicos de atletas.

Mesmo assim, os investidores ainda poderão lucrar com uma eventual venda no futuro. A possibilidade acontece porque o time do Paraná tem um contrato com o atleta anterior à alteração da lei.

A outra metade ficará com o Palmeiras, que pagou R$ 2,5 milhões e ainda emprestou Mazinho para a equipe do Couto Pereira arcando com os salários.

A princípio, esse acordo faz com que as partes não entrem na Justiça contra o Coritiba. Anteriormente, eles alegavam que não tinham sido ouvidos antes que a negociação fosse concretizada com o Palmeiras.

Apesar disso, o fim da polêmica só poderá ser comemorado assim que os novos contratos sejam assinados, fato que ainda pode demorar a acontecer.

Robinho é mais um reforço da lista de contratados para o Palmeiras em 2015. Vitor Hugo, Victor Ramos, Lucas, João Paulo, Amaral, Andrei Girotto, Gabriel, Zé Roberto, Alan Patrick, Leandro Pereira, Dudu, Rafael Marques e Kelvin são os outros.

O número ainda pode aumentar. A equipe ainda aguarda a finalização da negociação de Arouca. O volante pediu para deixar o Santos por falta de pagamentos.