Topo

Adriano pode não ir para a França. Empresário não paga e complica negócio

Adriano visita o Le Havre, time da segunda divisão francesa com o qual acertou contrato - Reprodução/Twitter oficial do Le Havre
Adriano visita o Le Havre, time da segunda divisão francesa com o qual acertou contrato Imagem: Reprodução/Twitter oficial do Le Havre

Do UOL, em São Paulo

16/01/2015 15h03

A ida de Adriano para o Le Havre, da segunda divisão francesa, está ameaçada. Nesta sexta, o clube apresentou seu planejamento financeiro para as autoridades do país europeu sem contar com os investimentos de Christophe Maillol, empresário que negociou com o Imperador. Sem o investimento, o time pode trocar o reforço do brasileiro pela necessidade de vender o elenco que possui atualmente.

O imbróglio remete à compra do clube no meio do ano passado. Ex-jogador de rúgbi que virou empresário de jogadores, Maillol anunciou que iria comprar o Le Havre pagando 20 milhões de euros (R$ 60,3 milhões). Até agora, porém, ele não depositou nada na conta da agremiação, que segue sendo comandada pelo presidente Jean-Pierre Louvel.

Em dificuldade financeira, o Le Havre teve de apresentar, nesta sexta, seu planejamento financeiro para o restante da temporada à Liga local. A Direção Nacional de Controle e Gestão, órgão da entidade que cuida do assunto, recebeu um balanço que não conta com a verba prometida por Maillol.

“Nós apresentamos um planejamento sem os fundos [de Maillol]”, disse Louvel ao L’Equipe. Segundo o jornal francês, isso implica que, para manter-se ativo e com as contas em dia, o le Havre pode ser obrigado a apelar para um plano B. Nesse cenário, teria de vender jogadores do elenco para deixar tudo em ordem.

Essa mudança de cenário complicaria a chegada de Adriano, que é um reforço acertado por Maillol, de salário alto e que não pode ser bancado pelas contas atuais do Le Havre. O UOL Esporte procurou a assessoria de imprensa do jogador, que se limitou a informar que ele está no Brasil, sem dizer se ele tem data para ir à França ou mesmo algum contrato assinado.

Adriano negocia com o Le Havre desde o meio do semestre passado, mas foi anunciado oficialmente em dezembro. O acordo, porém, estava condicionado ao sucesso da operação de Maillol. Segundo o jornal Le Parisien, a Liga francesa vai decidir na próxima segunda sobre o balanço apresentado nesta sexta pelo Le Havre.

Embora tenha apresentado as contas sem o dinheiro de Maillol, o atual presidente ainda não dá a negociação como perdida e fala em receber a verba do empresário até o fim de janeiro. A Liga estipulou que o negócio deve ser fechado até a sexta da próxima semana, ou será definitivamente cancelado.