Topo

Jogadores do Atlético-MG votam pelo Independência na Libertadores

Se a escolha de qual estádio jogar for pelo voto dos jogadores, o Atlético-MG vai continuar no Independência - Bruno Cantini / Site oficial
Se a escolha de qual estádio jogar for pelo voto dos jogadores, o Atlético-MG vai continuar no Independência Imagem: Bruno Cantini / Site oficial

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

16/01/2015 06h00

Poucos assuntos são tão discutidos entre os torcedores do Atlético-MG quanto a escolha do local para mandar jogos. Manter os bons números atuando no Estádio Independência ou seguir para o novo Mineirão, palco de viradas e rendas históricas? Dúvida essa que também passa pela cabeça dos jogadores e da diretoria atleticana. Mas no que depender dos atletas, o Atlético vai continuar atuando no Horto.

O UOL Esporte perguntou para os jogadores qual o melhor estádio para se jogar? Pergunta feita a 15 dos 36 atletas que participam da pré-temporada alvinegra na Cidade do Galo. Apesar do bom desempenho da equipe no Gigante da Pampulha no ano passado, sem perder nenhuma partida e com o título da Copa do Brasil, o Independência ainda é o preferido dos boleiros atleticanos.

O volante Pierre resumiu bem o pensamento da maioria do elenco. “Independência ou Mineirão? Fomos bem demais ano passado atuando no Mineirão, com jogos inesquecíveis, grandes viradas. Mas o Independência ainda é nosso favorito, somos fortes demais lá dentro”, comentou o volante, um dos dez atletas que votou no estádio adotado pelo Atlético desde maio de 2012.

O ‘tanto faz’ ficou em segundo lugar, com três votos. Apenas dois jogadores escolheram o Mineirão como a melhor opção para o clube. O volante Leandro Donizete votou no Independência e explicou a escolha. “Ali tem um espírito, não sei o que tem ali dentro não. Senti isso desde a primeira vez que joguei, até pensei que seria difícil de ganhar da gente aqui A equipe não cansa, sempre jogando bem, sempre jogando em cima do adversário e não deixa o adversário jogar. Por isso esse sucesso todo”.

Embora tenha votado no Independência, o camisa 8 do Atlético não vai achar ruim caso a diretoria do clube opte pelo Mineirão. “Para jogar é o Independência, mas pela torcida seria bom o Mineirão. Ali cabem 60 mil pessoas e a torcida do Galo é muito fanática. Com certeza estaria em peso lá. Mas por outro lado a gente se identificou no Independência e eu ficaria ali”.

Desde a reinauguração do estádio do Horto, o Atlético atuou por lá em 86 partidas e perdeu somente quatro vezes. O primeiro revés aconteceu em agosto de 2013, portanto, depois de 15 meses de invencibilidade. O que gerou um bordão que ficou nacionalmente conhecido: o ‘caiu no Horto, tá morto’. Os números são tão impressionantes que fazem qualquer atleticano ter um carinho especial e considerar como casa o estádio que pertence a América-MG.

Mas os números do Mineirão não são ruins, pelo contrário. Desde a reinauguração do estádio foram 11 partidas, com sete vitórias, três derrotas, um empate e quatro títulos conquistados, entre eles a Copa Libertadores de 2013. Como mandante são cinco jogos e cinco triunfos. Mas não são esses números que impressionam tanto a diretoria, são outros, são os valores arrecadados com bilheteria. Tanto que o orçamento aprovado pelo conselho deliberativo, no final do ano passado, prevê a realização de pelo menos dez jogos no palco mineiro da última Copa do Mundo.

Mesmo sendo mandante em apenas cinco partidas no Mineirão, a arrecadação bruta do Atlético com venda de ingressos foi de R$ 27,6 milhões, o que dá a impressionante média de R$ 5,52 milhões por jogo. O público total superior a 230 mil pagantes, uma média de 46 mil a cada partida. Claro que o fato de jogar somente grandes jogos no Gigante da Pampulha puxa tudo para cima. Tanto que das dez maiores rendas do futebol brasileiro o Atlético é dono de quatro e três foram no Mineirão.

Como não tem competição mais importante do que a Libertadores, a diretoria está dividida quanto ao local dos jogos. O aproveitamento versus a arrecadação, essa é dúvida. Um com certeza vai ser no Mineirão, contra o Colo-Colo, em 22 de abril, já que um dia depois o Independência recebe um show de rock. Como leva um certo tempo para montar toda a estrutura do evento, a partida diante dos chilenos vai ser no maior estádio de Minas Gerais. Outro ponto que pesa na escolha atleticana é o fato de a semifinal e final da competição continental exigirem estádios com capacidade mínima.

Mas como a decisão de qual o local do jogo contra o Atlas, do México, marcado para o dia 25/2 precisa ser tomada somente dez dias antes, os dirigentes atleticanos têm bastante tempo para pensarem e discutirem bastante sobre o assunto. Já o Campeonato Mineiro vai ser todo ele disputado no Horto. A estreia oficial do Atlético na temporada é contra o Tupi, no dia 1/2, às 17h, no Independência.