Topo

Xodó no Vasco, Pimpão tenta recuperar brilho no Bota após rodar o mundo

Rodrigo Pimpão é o titular do técnico René Simões para o ataque do Botafogo - Vitor Silva / SSPress
Rodrigo Pimpão é o titular do técnico René Simões para o ataque do Botafogo Imagem: Vitor Silva / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/01/2015 06h00

Cinco anos após sua passagem pelo Vasco, o atacante Rodrigo Pimpão está de volta ao Rio de Janeiro com a camisa do Botafogo para tentar recuperar o brilho que teve em São Januário, quando chegou a ser considerado xodó pelas boas atuações em 2009, mas do qual acabou emprestado por falta de chances já na temporada seguinte.

Hoje com 27 anos, Pimpão rodou o mundo após a saída do Vasco em 2010. Sob contrato com o time de São Januário, ele foi emprestado ao Paraná e, na sequência, a Cerezo Osaka e Omiya Ardija, do Japão. O atacante ainda foi repassado pelo Cruzmaltino a Ponte Preta e América-MG antes de seu vínculo com o time carioca terminar, em 2012.

Além do Japão, Pimpão passou por Coreia do Sul (Suwon Bluewings) e Irã (Tractor Sazi) nestes cinco anos de afastamento do Rio de Janeiro. Destas, a passagem de maior sucesso aconteceu em terras nipônicas, em 2011, quando atuou pelo Cerezo Osaka antes de ir ao rival Omyia Ardija na metade daquele ano.

O retorno ao futebol carioca, porém, aconteceu apenas após uma boa temporada no América-RN, no ano passado. Ele marcou 18 gols em 28 jogos pela equipe de Natal, sendo 15 deles pela Série B do Campeonato Brasileiro, mesma competição que o Botafogo disputará no segundo semestre de 2015.

Pimpão foi um dos poucos destaques individuais do América-RN na campanha que determinou o rebaixamento da equipe na Série B. O time caiu para a terceira divisão, mas o atacante foi um dos artilheiros da competição. Ele também foi um dos responsáveis pela vitória por 5 a 2 sobre o Fluminense em pleno Maracanã, pela Copa do Brasil, que eliminou o Tricolor precocemente da competição no ano passado.

Mesmo não ainda não tendo se afirmado em nenhum grande clube brasileiro, Pimpão deve ser um dos líderes do setor ofensivo do Botafogo na temporada. A tendência é que ele forme a dupla de ataque titular com Bill, outro recém-chegado.

O Botafogo estreia oficialmente em 2015 apenas no dia 31 de janeiro, contra o Boavista, na reabertura do Engenhão à torcida alvinegra. O jogo está marcado para as 17h e abrirá o Estadual.