Topo

Briga em Barueri começou com corintianos tentando invadir estádio, diz PM

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 20h38

A Polícia Militar, em resposta a um questionamento do UOL Esporte, apontou torcedores corintianos como culpados pelo confronto do último domingo, na Arena Barueri. Segundo disse a corporação em nota oficial, os oficiais tiveram de usar a força para conter um grupo que tentava invadir o estádio durante o jogo entre Corinthians e Goiás, pela Copa São Paulo.

“Em dado momento, alguns torcedores do Corinthians tentaram invadir o estádio pelo portão 2. O efetivo Policial Militar conteve os torcedores, a fim de evitar que adentrassem ao estádio sem passar pela revista”, disse o documento da PM, que segue na explicação.

“Um grupo de torcedores começou a jogar paus, pedras e garrafas no Policiamento, sendo necessário a utilização de munição química [bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral] e elastômero [“balas de borracha”], a fim de conter o tumulto generalizado”, disse a corporação.

O conflito foi um dos destaques da partida, que acabou com vitória do Corinthians. Na internet, torcedores que estavam presentes no estádio se queixaram de uma suposta truculência militar. Um internauta do UOL Esporte postou, nesta segunda, um vídeo em que um torcedor aparentemente é atingido por uma bala de borracha do lado de fora da Arena Barueri.

Segundo a PM, um oficial foi atingido e fraturou um osso da mão direita. Além disso, uma viatura teria sido apedrejada no confronto. Ainda segundo a nota oficial, um torcedor foi detido e encaminhado ao Distrito Policial de Barueri sob a acusação de dano qualificado. A corporação não informa, porém, qualquer relato de torcedor que tenha se ferido na briga.

Nesta terça, a PM voltará ao mesmo local para o jogo entre Corinthians e São Caetano, pelas quartas da Copa São Paulo, e há um temor de que novos conflitos aconteçam.

Veja a seguir a nota oficial completa da Polícia Militar: 

"NOTA ESCLARECIMENTO

 
Em data de 18 de janeiro de 2015, por volta das 16:30 horas, no estádio ARENA BARUERI, sito à Av. Prefeito João Villalobo Quero, 1001, CEP 06422-122, Jardim Belval – Barueri/SP, houve o jogo Corinthians x Goiás, pela da Copa São Paulo de Futebol Junior. Em dado momento, alguns torcedores do Corinthians tentaram invadir o estádio pelo portão 2. O efetivo Policial Militar conteve os torcedores, a fim de evitar que adentrassem ao estádio sem passar pela revista.
 
Um grupo de torcedores começou a jogar paus, pedras e garrafas no Policiamento, sendo necessário a utilização de munição química (bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral) e elastômero (“balas de borracha”), a fim de conter o tumulto generalizado.
 
Durante a intervenção um Policial Militar foi atingido por um objeto na mão direita, sendo socorrido ao SAMEB, onde constatou-se fratura. Uma viatura foi apedrejada sofrendo danos no para brisa, capô e para lama dianteiro direito.
Após a ação Policial a situação foi controlada. Uma pessoa que arremessou pedra na viatura foi detida e encaminhada ao Distrito Policial de Barueri, sendo elaborado o Boletim de Ocorrência (Dano Qualificado).
 
A Polícia Militar informa que está presente nos jogos da Copa São Paulo, a fim de manter a ordem pública, coibir a prática de delitos e garantir aos cidadãos a oportunidade de desfrutarem de momentos de lazer, para isso realiza o planejamento do policiamento dos jogos através de reuniões com os representantes das torcidas organizadas e órgãos públicos municipais.
 
Polícia Militar, compromisso com o cidadão!"