Topo

Promessa inglesa faz belo gol e salva Liverpool contra o Chelsea

Do UOL, em São Paulo

20/01/2015 19h35

Liverpool empatou com o Chelsea por 1 a 1, no primeiro jogo da semifinal da Copa da Liga Inglesa. O gol de empate foi marcado em uma bela arrancada de Sterling, jogador de 20 anos tratado como principal promessa para o futuro da seleção inglesa.

O jogo contou com quatro brasileiros como titulares: Lucas Leiva e Philippe Coutinho, pelo lado vermelho, Willian e Filipe Luis, pelo lado azul.

Fases do jogo: O jogo começou com o Liverpool tendo dificuldades para se infiltrar na defesa do Chelsea. No primeiro tempo, os Reds mantinham mais a posse de bola (63x37), tiveram mais finalizações (7x1), mas a maioria delas foram em chutes despretensiosos - só criaram perigo real em um chute forte de Gerrard, da intermediária, que Courtois defendeu.

Enquanto isso os Blues seguiam a risca a estratégia de Mourinho: segurança defensiva e velocidade no contragolpe. E aos 17 minutos, Fábregas fez boa jogada pela esquerda e passou para Hazard, que acabou atropelado por Emre Can. Pênalti que o belga cobrou e fez.
 
No segundo tempo, o Liverpool seguia caindo na arapuca do Chelsea e parecia que não ia ter forças para reagir sem nenhuma substituição. Até que aos 14 minutos, Sterling abandonou sua posição no ataque, recebeu na intermediária e, com a marcação frouxa, arrancou até chutar no canto e marcar o gol de empate.
 
O 1 a 1 animou o Liverpool, que passou a encontrar espaços para atacar. O brasileiro Coutinho passou a participar mais do jogo, triangulando com Sterling e Henderson. Gerrard chegou a acertar a trave aos 20 minutos, em uma chute de perna esquerda.
 
Em outro belo chute dos Reds, Lallana obrigou Courtois a fazer uma grande defesa para impedir a virada. O Chelsea 'desistiu' do jogo. Limitou-se a marcar. Com este resultado, basta uma vitória simples no jogo de volta, em Londres, para o time avançar.
 
O melhor: Gerrard - Aos 34 anos, o meia inglês ainda é soberano no meio-campo do Liverpool. O jogador foi o jogador mais lúcido no ataque durante o primeiro tempo, mas acabou sentindo fisicamente na etapa final, quando viu a boa melhora do brasileiro Philippe Coutinho.
 
O pior: Cahill - As melhores chances do Liverpool nasceram do lado do zagueiro inglês, incluindo o gol. Quando Sterling arrancou, o zagueiro apenas acompanhou de longe, sem impedir que o atacante encontrasse espaço para finalizar.
 
Toque dos técnicos: De um lado, Rodgers acabou fazendo uma série de improvisações nos Reds. O volante Can virou zagueiro, Markovic jogou como ala direito, o meia Sterling era o único atacante (Borini e Lambert costumavam jogar na função).
 
Tantas mudanças deram mais volume de jogo para o time dos Beatles, especialmente quando Philippe Coutinho e Sterling passaram a participar mais do jogo.
 
Já José Mourinho fez uma mudança sutil, avançou um pouco Hazard para ser companheiro de ataque de Diego Costa e deixou Fábregas aberto pelo lado esquerdo do campo, bem próximo do belga. E foi justamente por este setor onde o time azul criou as melhores oportunidades no primeiro tempo.
 
Para lembrar:
 
- O Liverpool ainda não perdeu em 2015. Depois de um começo de temporada ruim (é apenas o 8º do Inglês e caiu na Liga dos Campeões), o time parece ter encontrado sua melhor forma - sem ter Suárez nem Balotelli. Em cinco jogos, são três vitórias e dois empates até agora.
 
LIVERPOOL 1 x 1 CHELSEA
 
Data: 20 de janeiro de 2015
Horário: 17h45 (de Brasília)
Local: estádio Anfield, em Liverpool (Inglaterra)
Cartões amarelos: Gerrard (40 min. do 1ºt), Lucas (45 min. do 2º t), Filipe Luis (46 min. do 1º t), Mikel (30 min. do 2º t)
Gols: Hazard, aos 17 min. do 1°t, Sterling, aos 14 min. do 2ºt
 
Liverpool: Mignolet; Can, Skrtel, Sakho; Markovic, Henderson, Lucas Leiva, Moreno; Gerrard (Lallana), Philippe Coutinho, Sterling.
Técnico: Brendan Rodgers
 
Chelsea: Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Filipe Luis; Mikel, Matic; Willian (Azpilicueta), Fábregas, Hazard; Diego Costa
Técnico: José Mourinho