Topo

Site do Shakhtar apresenta Atlético-MG como 'Grande de BH', mas com gafes

Em russo, site oficial do Shakhtar trata o Atlético-MG como "Grande de Belo Horizonte" - Reprodução Site oficial do Shakhtar Donetsk
Em russo, site oficial do Shakhtar trata o Atlético-MG como "Grande de Belo Horizonte" Imagem: Reprodução Site oficial do Shakhtar Donetsk

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

20/01/2015 10h47

Na sequência da turnê de amistosos que faz pelo Brasil, o Shakhtar Donetsk tem como terceiro desafio o duelo com o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 20h30, no Estádio Independência. Antes de cada partida o clube ucraniano apresenta o adversário da vez a seus torcedores, por meio do site oficial. Com o título “Grande de Belo Horizonte”, os europeus dão certo peso ao encontro, mas cometem alguns erros de informação.

Primeiro sobre o estádio utilizado pelo Atlético. Embora a partida seja no Independência, local que o clube alvinegro optou por mandar seus jogos desde 2012, o site do Shakhtar informa que o confronto vai acontecer no Mineirão. Aliás, para eles é lá que o Atlético costuma jogar, mesmo atuando apenas sete vezes como mandante desde a reinauguração, em fevereiro de 2013. Além de informar que o duelo vai ser às 21h, portanto, com 30 minutos de atraso em relação ao horário marcado.

A publicação ainda faz elogios ao estilo de jogo da equipe brasileira. Segundo o site o Atlético joga de uma forma ofensiva, o que faz com que os jogos tenham muitos gols. No entanto, ao citar os jogadores que dão ritmo ao time alvinegro, o zagueiro Réver ainda aparece como atleta do Atlético, embora já esteja no Internacional. Até mesmo André é mencionado como peça importante, embora não esteja treinando nem mesmo entre os reservas.

Mais do que relatar o momento atual, o site do Shakhtar descreve um pouco da história ‘dos Galos’, que segundo eles é a forma que o clube é chamado pela mídia e torcida. Ao citar que o Atlético é um os grandes do futebol brasileiro, os títulos do Campeonato Brasileiro de 1971, da Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014 são mencionados. O que para eles é muito pouco, diante da importância do clube mineiro.

O duelo desta quarta-feira vai ser o primeiro entre Atlético e Shakhtar. O amistoso com a equipe ucraniana é o único para o time alvinegro nesta pré-temporada. Depois a equipe de Levir Culpi voltará a campo para a estreia oficial na temporada 2015, dia 1/2, às 17h, contra o Tupi, na abertura do Campeonato Mineiro, no Independência.