Topo

Espelhado em Ancelotti, Tite põe táticas do Real em prática no Corinthians

Tite adota algumas ideias novas no retorno ao Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Tite adota algumas ideias novas no retorno ao Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em Jacksonville (EUA)

21/01/2015 06h00

Atual campeão europeu e mundial, o Real Madrid foi a grande referência de Tite em sua temporada estudos para reciclagem profissional. De volta ao Corinthians, ele não demorou a colocar as novas ideias em prática. E utiliza, justamente, o Real como base.

Na vitória sobre o Bayer Leverkusen-ALE e na derrota para o Colônia-ALE, ambas pela Flórida Cup nos Estados Unidos, o treinador corintiano adotou sistemas de jogo poucas vezes utilizado na vitoriosa passagem anterior. E celebrou essa novidade, justamente, no triunfo conquistado no sábado passado.

Ao invés de utilizar dois volantes, um meia, dois pontas e um centroavante, Tite usou o sistema definido como 4-1-4-1 contra o Leverkusen. É exatamente o desenho adotado por Carlo Ancelotti, com quem o corintiano se encontrou por duas vezes no fim de ano em Madri.

Nesse formato, Ralf joga à frente dos zagueiros e atrás de uma dupla com Elias e Renato Augusto. Lodeiro, à direita, e Emerson, pela esquerda, preenchem os lados do campo, enquanto Guerrero é o centroavante. No Real, as mesmas funções são feitas respectivamente por Kroos, Modric, James Rodríguez, Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema.

Reconhecido como um dos jogadores com melhor leitura tática do grupo, Renato Augusto citou o fato após vencer. "Isso deu uma sustentação maior atrás e conseguimos jogar. O que um time procura é isso. Marcar bem e sair para jogar", explicou.

Contra o Leverkusen, Tite destacou que o posicionamento congestionou a faixa central e obrigou o rival a fazer passes mais laterais que verticais. "Isso fez eles deixarem de municiar os jogadores da frente. O meia precisou voltar até os volantes para buscar a bola", explicou.

Outra variação usada por Tite também tem como uma de suas referências o mesmo Real. Na análise do treinador do Corinthians, o time espanhol à vezes se posiciona com duas linhas de quatro e deixa Cristiano Ronaldo, originalmente ponta esquerda, solto com Benzema. Foi basicamente assim que os titulares corintianos enfrentaram o Colônia, na estreia.

"Ele ataca no 4-1-4-1, ou 4-3-3, que diferem pouco. Eu mantive a estrutura do ano passado, implantando a variação de dois atacantes. (...) São dois enfiados, Guerrero e Emerson, com dois articuladores, Lodeiro e Renato Augusto", comentou Tite, que também tem feito treinamentos com dinâmicas diferentes em relação à passagem anterior pelo clube.