Topo

Levir muda estilo de jogo do Atlético-MG para suprir números de Tardelli

Números de Diego Tardelli foram ressaltados por Levir Culpi - EFE/Paulo Fonseca
Números de Diego Tardelli foram ressaltados por Levir Culpi Imagem: EFE/Paulo Fonseca

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

21/01/2015 12h30

Tão logo que assumiu o comando do Atlético-MG, o técnico Levir Culpi teve problemas com o atacante Diego Tardelli. O jogador não atravessava uma boa fase e o treinador usou os números para cobrar do então camisa 9 atleticano. De fato a razão estava com Levir, já que Tardelli não fez uma boa Copa Libertadores 2014. No entanto, meses depois, ele se tornou o jogador mais importante do Atlético, como revelam os números do Footstats.

“Jogador para mim é número, se não tiver número vai sair. Nenhum chute a gol ou nenhuma assistência é muito pouco para atacante e eles sabem disso”, justificou Levir logo nos primeiros dias no comando na Cidade do Galo. Mas tudo mudou e Tardelli foi importante no Campeonato Brasileiro e decisivo na Copa do Brasil. Se destacou em campo, retornou para a seleção brasileira e acabou negociado.

A bronca de meses atrás se tornou o elogio nesta pré-temporada. “A qualidade técnica do Tardelli é muito alta, difícil de repor”, disse o treinador que ressaltou os números do jogador no segundo semestre. “Ele se empenhou muito, foi bem nas partidas e obteve números excelentes”, completou Levir Culpi.

E o técnico do Atlético tem muita razão. Diego Tardelli foi o jogador atleticano que mais driblou no último Brasileirão, o terceiro da competição. Além disso, o ídolo alvinegro liderou outros quesitos importantes, como artilharia e finalizações certas. A mobilidade do atacante, sem lugar fixo em campo, determinava o ritmo da equipe alvinegra.

Mesmo que o time de 2015 comece com apenas um jogador diferente em relação ao final de 2014, a postura em campo não vai ser a mesma das decisões da última temporada. Com Lucas Pratto centralizado, Levir Culpi pediu para que seus atletas guardem mais a posição, como revelou o meia-atacante Luan.

“Muda aquela bagunça que vinha desde 2013, ainda com o Cuca. O Levir pede para eu jogar pela direita, para não atravessar (ir para a esquerda). O Tardelli vinha pela direita, pela esquerda e a gente fazia aquela bagunça. Como o Pratto é mais centralizado e mais finalizador, a gente perde um pouco da mobilidade, mas ganha no tático”.

Com a mudança no estilo de jogo, Levir Culpi optou em observar e testar quem já está na Cidade do Galo. Até por isso ele descartou a chegada de algum substituto para Diego Tardelli nesse primeiro momento. Para o treinador do Atlético, o sucesso da equipe nesta temporada depende muito mais ao ajuste em campo do que a chegada de reforços “Vai depender mais do que encaixe do time do que propriamente de contratações”.

O duelo com o Shakhtar Donetsk, nesta quarta-feira, no Indpendência, é o primeiro teste em 2015. Depois o Atlético volta a jogar pela estreia do Campeonato Mineiro, contra o Tupi, dia 1/2, às 17h, no Estádio Independência.