Topo

Novo reforço do Santos se compara a Rincón e quer ser o coringa da defesa

Valencia, ex-Fluminense, assinou contrato com o Santos até o fim desta temporada - Divulgação/Santos FC
Valencia, ex-Fluminense, assinou contrato com o Santos até o fim desta temporada Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

21/01/2015 13h21

O volante Edwin Valencia, ex-Atlético-PR e Fluminense, foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, como o novo reforço do Santos para a temporada 2015. O colombiano comparou o seu futebol ao do compatriota Freddy Rincón, que brilhou com a camisa do Corinthians e também defendeu o Santos entre 2000 e 2001.

“A marcação forte é parecida, algumas vezes chegaram a falar isso, até ele [Rincon] mesmo, porque falo com ele ainda. A técnica para o primeiro passe, também”, afirmou Valencia.

O colombiano chega ao Santos principalmente para substituir o volante Arouca, que acionou o clube na Justiça para obter a rescisão contratual e pode atuar no Palmeiras. No entanto, Valencia se colocou a disposição como uma espécie de “coringa da defesa”. Isso porque ele disse que pode jogar em duas ou três posições do meio-campo e também como zagueiro.

“Eu tenho a possibilidade de atuar de segundo volante, como posso jogar de primeiro, de zagueiro. Trabalhei com o Enderson pouco tempo no Fluminense, espero fazer um bom trabalho para deixá-lo ainda mais feliz”, disse.

“Com ele [Enderson] tive a oportunidade de jogar de primeiro volante e no transcorrer do jogo como zagueiro. Trabalhamos pouco tempo, mas ele me conheceu como jogador e pessoa e, por isso, me indicou no Santos”, completou.

Valencia, que assinou contrato de um ano com o Santos, estava sem contrato desde dezembro, por isso a contratação não custará nada aos cofres do Santos, que está em crise financeira.

O colombiano chega ao Santos em um momento crítico do clube. Afundado em dívidas e com os salários de boa parte do elenco atrasados, o time deve perder boa parte das suas principais estrelas neste começo de ano, e não tem dinheiro em caixa para atrair grandes nomes.  

Presença constante na seleção colombiana, que fez grande campanha na última Copa, o jogador tem contra si o histórico de lesões, que o tirou inclusive do Mundial disputado no Brasil em 2014.

O colombiano é o sexto reforço do clube paulista para a temporada 2015. Além dele, o clube fechou as contratações de Chiquinho, Ricardo Oliveira, Elano, Marquinhos Gabriel e Werley.

O Santos estreia no Campeonato Paulista no dia 1º de fevereiro, diante do Ituano, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.