Topo

A amizade inesperada no Atlético-MG entre Lucas Pratto e um jovem volante

Danilo Pires e Lucas Pratto se tornaram bons amigos nessas primeiras semanas juntos no Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Danilo Pires e Lucas Pratto se tornaram bons amigos nessas primeiras semanas juntos no Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

22/01/2015 06h00

O Atlético-MG fez apenas duas contratações para 2015. Melhor jogador do futebol argentino em 2014 e cobiçado por outras grandes equipes do Brasil, Lucas Pratto custou aproximadamente R$ 13 milhões. Chega com status de craque e titular absoluto da posição. Chega com a responsabilidade de fazer os gols que o time precisa.

O segundo reforço é bem mais modesto. Danilo Pires não custou nada ao clube, está emprestado de graça por uma temporada, depois de rodar por inúmeras equipes das divisões inferiores do futebol nacional. A chance no Atlético, a primeira em um grande clube, é algo que pode mudar a vida do jovem volante de apenas 22 anos, que começou a carreira no Uruguai, depois de passar alguns meses na base do próprio Atlético. O primeiro passo é conquistar o técnico Levir Culpi, já que nos primeiros treinos o jogador figura na terceira equipe alvinegra.

Coube o destino fazer com que os dois reforços para a temporada se tornassem grandes amigos nesses primeiros dias na Cidade do Galo. Lucas Pratto e Danilo Pires dividem o mesmo quarto na concentração, o que tem sido muito útil ao argentino, já que o volante fala um pouco de espanhol.

“Já joguei no Uruguai, conheço um pouco a língua. Como estamos no mesmo quarta, é a pessoa mais próxima de mim. Ele está aprendendo o português e eu um pouco mais de espanhol. Estou ensinando algumas coisas para ele”, comentou Danilo Pires, que além do período concentrado, também ficava junto de Pratto em todos os treinos físicos e técnicos.

E pelo visto as ‘aulas’ de português são boas. O argentino se fez entender sem dificuldades na segunda entrevista coletiva concedida na Cidade do Galo, isso com apenas duas semanas em Belo Horizonte. E olha que Pratto confessa não ser dos melhores alunos. “Apenas tento entender bem o português, que para mim é muito difícil, pois sou uma pessoa que não se preocupa muito em aprender. Então entendo muito bem o que falam, mas tenho dificuldade para falar em português. Nisso eles estão me ajudando demais”.

Porém, como Danilo nem sequer participou das últimas atividades táticas, foi a vez da dupla Luan e Dátolo ajudar nas orientações dentro do campo. Tudo para fazer o entrosamento acontecer logo. Tanto que o assunto durante as refeições é o que se passa no gramado. “A gente vem conversando bastante durante o jantar e também no almoço, falando como a equipe joga. O Dátolo também passa bastante coisa para ele”, revelou Luan, que enquanto não fala de futebol com Pratto, joga futebol virtual com ele. Outro passatempo do novo reforço argentino é a internet. Redes sociais e vídeos são os favoritos.

Em campo ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de avaliação. A expectativa é que nas próximas partidas a equipe fique ainda mais forte, com Pratto bem entrosado ao grupo. O novo centroavante atleticano agradece aos amigos todo o empenho para que a adaptação ao clube e a Belo Horizonte não seja um empecilho para ele.

“É uma boa relação. Luan e Dátolo são dois bons amigos, se percebe e se vê em todos os treinamentos. Eles estão me ajudando, assim como Danilo, a me entrosar com o grupo”, disse o atacante argentino, que estreou com gol pelo Atlético no amistoso com o Shakhtar. Agora, a próxima exibição já vai ser por jogo oficial, contra o Tupi, dia 1/2, às 17h, no Independência, na abertura do Campeonato Mineiro.