Topo

Estreia de Lucas Pratto no Atlético-MG rende elogios de Levir Culpi

Atacante se posiciona mais fixo e jogou como a referência no ataque do Atlético - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atacante se posiciona mais fixo e jogou como a referência no ataque do Atlético Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

22/01/2015 01h18

A estreia de Lucas Pratto pelo Atlético-MG não poderia ser melhor. O principal reforço do clube para 2015 vestiu a camisa de titular e deixou sua marca em seu primeiro jogo pelo novo clube. Demorou menos de 20 minutos para o argentino marcar o primeiro dos quatro gols do time na goleada por 4 a 2 diante do Shakhtar.

No lance em que comemorou seu primeiro tento com a nova camisa, Pratto recebeu um arremesso lateral de Marcos Rocha, em tradicional jogada do Atlético. De costas para os marcadores, o atacante deu um leve toque que encobriu o goleiro Pyatov. A proteção de bola em outros lances também foi percebida pelo técnico Levir, que aprovou os primeiros 45 minutos do jogador.

“Vocês perceberam a característica dele. Jogador de base, protege bem a bola. Tem um aproveitamento ofensivo, mas não tem a dinâmica dos outros jogadores do ataque. Tomara que ele seja feliz aqui como foi na Argentina. Se jogar o Lucas Pratto, ou Jô, ou André muda a característica. Se você tiver uma dinâmica com outros nove jogadores, você pode compensar. Vamos ver no decorrer do ano, com o Pratto um pouco mais dentro do que a gente costumávamos jogar”, comentou Levir.

No intervalo de jogo, Levir tirou Lucas Pratto e promoveu a entrada do garoto Dodô, autor do quarto e último gol atleticano da noite. A partir de então, o time passou a ter uma postura sem a referência do atacante dentro mais fixo e aproximado da área. As possibilidades de utilizar o argentino mais móvel ou como referência, no entanto, ainda é considerada como precipitadas pelo treinador.

“Essa possibilidade existe, mas responder isso agora é jogar conversa fora. Porque não jogar com dois ali dentro para aproveitar bolas aéreas? Temos que utilizá-lo perto da área. Isso vai ajudar nosso time”, acrescentou Levir.

Nesta quinta-feira, os jogadores do Atlético farão um jogo-treino na Cidade do Galo, contra o Minas Boca. Não será o caso de Pratto, que ficará somente realizando trabalhos regenerativos na academia. O primeiro jogo oficial tanto do atacante quanto do clube acontecerá no dia 1º de fevereiro, contra o Tupi, no Independência.