Topo

Guilherme recusa acordo por produtividade, como Atlético fez com Ronaldinho

Atlético-MG deseja fazer um contrato por produtividade com Guilherme - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG deseja fazer um contrato por produtividade com Guilherme Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

22/01/2015 15h30

O Atlético-MG quer manter o meia-atacante Guilherme. Apesar de todo o tempo que o jogador passou e passa no departamento médico do clube, a diretoria e a comissão técnica entendem que o meia-atacante pode ajudar bastante o time em 2015. Como Guilherme ficou fora de 113 das 243 partidas que o Atlético disputou desde a sua chegada, nem sempre por lesão, é claro, a direção alvinegra propôs um contrato por produtividade, semelhante ao que era feito na época de Ronaldinho Gaúcho.

A oferta atleticana não agradou e já foi recusada. Assim, o Atlético fez uma nova proposta para a renovação do contrato que vence em março, mas bem abaixo do que deseja o empresário do jogador. O custo-benefício do jogador pesa bastante nesse momento de negociação. O UOL Esporte apurou que Guilherme poderia receber até mais com o contrato por produtividade do que com a pedida que ele fez, caso atingisse todas as metas estabelecidas.

Ídolo maior de uma geração de torcedores pelo mundo afora e jogador de enorme relevância na história do Atlético, o meia Ronaldinho Gaúcho assinou três contratos com o clube alvinegro, todos por produtividade. Por conta das assistências, gols, vitórias e títulos, Ronaldinho recebia em média mais do que o dobro do valor fixo previamente estipulado.

Essa prática de estabelecer metas aos jogadores não foi feita apenas com Ronaldinho e sugerida a Guilherme. Outros jogadores do elenco atleticano também recebem de acordo com o rendimento em campo. O zagueiro Leonardo Silva, o meia-atacante Luan e o jovem Carlos são atletas remunerados de acordo com os desempenhos individuais e coletivos.

A nova lesão de Guilherme mudou um pouco o rumo das conversas. Sem ter muito assédio de outras equipes, o meia tem uma nova oferta do Atlético. Os valores são mantidos em sigilo pelas duas partes, mas é nítido que o jogador e seu empresário, Sérgio Suarez, desejam uma valorização. O clube, por sua vez, leva em consideração os minutos de cada jogador no gramado. Só então é apresentado um valor aos procuradores dos respectivos atletas.

Questionado sobre como a nova lesão de Guilherme pode atrapalhar uma negociação com o clube, o técnico Levir Culpi lamentou apenas a ausência do jogador na pré-temporada. O treinador alvinegro não esconde que deseja a permanência do camisa 17.

“Ela representa um atraso, pois ele perdeu a pré-temporada. Agora, por outro lado, ele é um jogador de alta qualificação técnica. Temos que resolver logo essa situação e eu vejo com bons olhos porque eu gosto muito do futebol do Guilherme. É um cara que pode desequilibrar algumas partidas pela genialidade de como joga futebol. Ele é um jogador importante, mas tem esse problema das contusões. Vamos resolver esse problema no decorrer, vamos ver a recuperação dele e a renovação de contrato, se vai acontecer ou não. Mas é um jogador que eu gostaria de contar”.

Enquanto não define se vai ficar na Cidade do Galo ou sair depois do dia 25 de março, data que encerra seu vínculo com o Atlético, Guilherme segue em tratamento no departamento médico. O jogador sofreu uma lesão muscular na parte anterior da coxa direita e está fora das primeiras partidas da temporada, como as estreias no Campeonato Mineiro, contra o Tupi, dia 1/2, às 17h, no Independência, e da Copa Libertadores, dia 18/2, contra o Colo-Colo, em Santiago, no Chile.