Topo

O grande obstáculo para o croata do Fla na pré-temporada não está em campo

Eduardo da Silva foi homenageado no amistoso entre Flamengo e Shakhtar Donetsk - Gilvan de Souza/ Flamengo
Eduardo da Silva foi homenageado no amistoso entre Flamengo e Shakhtar Donetsk Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/01/2015 06h10

O brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva é uma das apostas do Flamengo para 2015. Entretanto, um dos principais jogadores do Rubro-negro sofre com a pré-temporada em solo brasileiro depois de 15 anos na Europa. O forte calor do verão e os treinamentos em dois períodos são obstáculos consideráveis na preparação do dedicado camisa 23.

A comissão técnica desenvolve um trabalho especial para o meia, já que ele está em sua primeira pré-temporada no Brasil depois de tanto tempo no Velho Continente. O objetivo é o de que Eduardo da Silva evite lesões e tenha resistência física no ano.

O jogador não atuou por 90 minutos até o momento. Ele sofreu uma lesão muscular no jogo-treino com o Red Bull Brasil durante os trabalhos em Atibaia, foi substituído no amistoso contra o Shakhtar Donetsk (UCR) e nem sequer foi relacionado para o clássico com vitória rubro-negra por 1 a 0 sobre o Vasco no Torneio Super Series.

De acordo com o preparador físico Antônio Mello, o cronograma especial é necessário para que Eduardo da Silva renda o esperado na temporada. Ele é a aposta do técnico Vanderlei Luxemburgo para funcionar como uma espécie de articulador dos três atacantes no início do ano.

O croata admitiu as dificuldades no processo, mas mostrou-se animado com a evolução nos treinamentos. O objetivo é o de superar o desempenho do ano passado, quando disputou 24 jogos e marcou nove gols, sendo peça fundamental na luta do time para escapar do rebaixamento.

“Nunca havia feito uma pré-temporada com o calor tão forte. Em janeiro, na Europa, é inverno. Até quando fazíamos excursões em outros países, treinávamos a dez ou 15 graus, que considero a melhor temperatura para praticar o futebol. Essa adaptação é fundamental”, afirmou Eduardo da Silva.

“Começo do zero. Ano passado, cheguei depois da Copa do Mundo, treinei uma semana e já entrei em campo. Fiz gols e fui no embalo. Mas na reta final senti a questão física, já que não fiz a pré-temporada. Estou zerado e pensando em coisas boas”, concluiu o jogador.