Topo

Pré-temporada do Grêmio lança dúvida sobre ataque e guarda vaga de Giuliano

Barcos e Marcelo Moreno ainda não renderam o esperado juntos - Halder Ramos/Divulgação/Grêmio
Barcos e Marcelo Moreno ainda não renderam o esperado juntos Imagem: Halder Ramos/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/01/2015 06h00

A pré-temporada do Grêmio se encerrou no empate em 2 a 2 contra o Novo Hamburgo, em amistoso disputado na quarta-feira. E o período de 10 dias trabalhando na cidade de Gramado serviu para mostrar que a montagem do ataque com uma dupla de centroavantes não será nada simples. Barcos e Moreno juntos não renderam o esperado. Com esquema tático definido, Felipão guarda apenas um lugar para Giuliano e já indica o Grêmio ideal. 

Nos coletivos, o ataque sobrou. Barcos e Moreno fizeram gols e foram abastecidos por Douglas e até o menino Lincoln, de 16 anos. Mas quando o adversário não era colega de clube, a situação ficou complicada e lançou dúvidas sobre o aproveitamento do ataque. 
 
Contra o Gramadense, no último domingo, o time titular não conseguiu marcar um gol sequer. A vitória por 2 a 0 veio com dois gols de reservas, no segundo tempo. Já diante do Novo Hamburgo, na quarta-feira, o empate em 2 a 2 mostrou uma evolução interessante, mas atuação ainda longe do ideal. 
 
Com movimentações semelhantes, Barcos e Moreno 'se encontraram' poucas vezes nas partidas. Além disso, a chegada de Douglas centralizado também não conseguiu mostrar exatamente o que se esperava. 
 
Na avaliação do técnico Luiz Felipe Scolari, tal situação só será superada pelo entrosamento trazido com o tempo. Portanto, é preciso esperar para que o ataque mostre o que o comando pretende. 
 
O esquema tático está definido. O Grêmio começa 2015 no 4-4-2, com setor de meio-campo formado em losango. O time ideal guarda, ainda, um espaço para Giuliano, que só passa a disputar partidas oficiais a partir de fevereiro. No lugar dele foram testados Lincoln, Galhardo e Luan, que foi o melhor deles. O posto é o lado direito do meio cuja primeira função é de Ramiro, a esquerda de Fellipe Bastos e a última vaga de Douglas. 
 
A zaga mostrou Matías Rodríguez muito melhor que no ano passado. Gabriel Silva deve perder posto para Erazo e ter Rhoolfo ao lado. Na esquerda, Marcelo Oliveira deve ocupar o posto de titular, sacando Marcelo Hermes da equipe. 
 
"A pré-temporada foi ótima. Tratamento muito bom. Agora, campeonato é outra situação. Temos mais uma semana para trabalhar, vamos ficando tranquilos, e o que conseguimos até o início do campeonato vai nos mostrar o que pode ser feito", afirmou o Felipão. 
 
Nesta quinta-feira, o elenco está de folga. Dois treinos serão realizados em Porto Alegre, sexta e sábado, até uma nova viagem. O grupo vai ao Paraná jogar contra o Cascavel no domingo. E a estreia em competições oficiais ocorre no dia 31, às 17h, na Arena, contra o União Frederiquense.