Topo

Presidente do Grêmio vai à CBF na segunda-feira debater volta do mata-mata

Grêmio quer quatro classificados para semifinais e final do Campeonato Brasileiro - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Grêmio quer quatro classificados para semifinais e final do Campeonato Brasileiro Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/01/2015 18h20

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, foi convidado pelo futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, para uma reunião na segunda-feira. Mesmo que o encontro não tenha pauta definida, o mandatário gaúcho definiu assuntos que irá abordar com o chefe da entidade máxima do futebol nacional. Entre as pautas estão o fim do Brasileirão de pontos corridos e a volta das bebidas alcoólicas comercializadas em estádios. 

"Temos uma conversa agendada para segunda-feira, ele me convidou, mas sem pauta definida. Não posso adivinhar do que se trata a conversa, mas estou levando minhas pautas. E estas estão entre elas", disse o presidente ao UOL Esporte. 
 
Romildo defende uma fórmula diferente da atual no Brasileirão. Em vez de pontos corridos, o presidente gremista vê com bons olhos uma primeira fase com classificação de quatro equipes para disputa de semifinais e final. Seriam mantidos turno e returno, com dois avançando em cada módulo. Mas está aberto a estudar outras opções, desde que a atual seja alterada. 
 
Não há indicação positiva ou negativa da CBF sobre o tema. Enquanto isso, o Grêmio conta com apoios de outros clubes na iniciativa de mudar a fórmula do torneio. 
 
"É um contato ainda incipiente. A partir dele saberemos até onde poderemos ir com este tema", garantiu Romildo. 
 
Outro ponto que será debatido é a volta da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Sob ótica gremista, além de contemplar os torcedores que pretendem consumir tais bebidas durante os jogos, a volta da comercialização traria contratos melhores com fornecedores dos clubes, aumentando a renda de uma forma alternativa. 
 
As duas pautas tiveram boa aceitação na torcida do Grêmio. Tanto a volta do mata-mata quanto a comercialização de bebidas alcoólicas têm apoio da maioria dos tricolores.