Topo

Sem paciência com Bernard, técnico do Shakhtar pede conselho ao Atlético-MG

Bernard foi homenageado pelo Atlético-MG antes do amistoso e recebeu uma placa do clube - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Bernard foi homenageado pelo Atlético-MG antes do amistoso e recebeu uma placa do clube Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

22/01/2015 10h00

Mais do que observar o desempenho da sua equipe diante do Atlético-MG, Mircea Lucescu, técnico do Shakhtar Donetsk, aproveitou a estadia em Belo Horizonte para conversar bastante com pessoas que conhecem o meia Bernard há muito tempo. O treinador romeno queria a resposta para uma pergunta: o que precisa fazer para o jogador repetir na Ucrânia o mesmo desempenho da época de Atlético?

Lucescu é um confesso apaixonado pelo estilo do futebol praticado no Brasil. Basta ver a quantidade de jogadores brasileiros que fazem parte do elenco do Shakhtar. Na derrota para o Atlético, por exemplo, dez estiveram em campo, além de Marlos e Dentinho, que ficaram apenas no banco de reservas.

Depois de gastar uma fortuna no ex-camisa 11 atleticano (aproximadamente R$ 78 milhões), Lucescu ainda não conseguiu tirar o melhor de Bernard. O brasileiro chegou com status de craque, logo depois de conquistar a Copa Libertadores de 2013 e recebeu a camisa 10. Porém, a confiança e investimento dos ucranianos ainda não tiveram retorno em campo. Foi então que Lucescu não teve dúvidas. Perguntou para o máximo de pessoas possíveis o que era preciso fazer.

A resposta mais comum foi sobre o posicionamento de Bernard. A parceria feita com Ronaldinho também foi bastante lembrada. Lucescu foi além e deu um alerta ao meia brasileiro. A paciência está perto do fim e as oportunidades também. Algo que ficou bem claro momentos antes do início da partida.

Enquanto todos jogadores do Shakhtar estavam no vestiário, Bernard atendia aos jornalistas e acenava para os torcedores que já estavam no Independência. Atrasado para a conversa antes da partida, o meia chegou a ser chamado por um membro da comissão técnico, mas continuou no mesmo lugar. Bastante irritado, Lucescu deixou o vestiário e aos berros “Bernardo, Bernardo”, com muito sotaque, foi atrás do seu camisa 10.

O fim de uma série de oportunidades não significa necessariamente que Bernard será liberado facilmente pelo Shakhtar num futuro próximo. No entanto, atento à situação que envolve o jogador, o Atlético se mantém bem próximo e informado, como apurou o UOL Esporte.

Se o Shakhtar não está satisfeito com o que Bernard tem produzido em campo, o jogador também não está nada satisfeito com a escolha que fez há quase dois anos. Apesar de ter um salário acima da realidade para qualquer jogador que atua no Brasil, o meia fala em voltar e não esconde de ninguém que torce para o final do contrato com o clube ucraniano.

“Já falei milhões de vezes que há uma infelicidade muito grande, por inúmeros fatores que estão acontecendo lá. Então não adianta mais falar, é continuar trabalhando. Eu não tenho um contrato eterno aqui com o Shakhtar. Tenho é que procurar evoluir cada vez mais, para quem sabe no futuro eu possa voltar, que é o meu desejo. E poder construir novamente uma história no Atlético”, disse Bernard depois do amistoso.