Topo

Bota afina discurso com Prefeitura e tem nova data para voltar ao Engenhão

Máquinas deixam gramado do Engenhão antes de amistoso do Botafogo neste sábado - Bernardo Gentile/UOL
Máquinas deixam gramado do Engenhão antes de amistoso do Botafogo neste sábado Imagem: Bernardo Gentile/UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/01/2015 17h07

Mesmo insatisfeito com os problemas que atrasaram a entrega do Engenhão, o Botafogo se reuniu com a Prefeitura do Rio na tarde desta sexta-feira para afinar discurso com as autoridades da cidade. O presidente alvinegro Carlos Eduardo Pereira discutiu os problemas do estádio – que está em fase final das obras de reforma – e definiu nova data para ter a arena sob controle do clube: 7 de fevereiro.

Nesta data, o Botafogo irá enfrentar o Bonsucesso pelo Campeonato Carioca dentro de casa. A Prefeitura se compromete a encerrar as obras no entorno do estádio no dia 31 de janeiro. Foi esta a causa do recuo em entregar o Engenhão para a primeira rodada da competição, já que havia temor em receber torcedores sem a devida estrutura nas ruas que dão acesso à arena.

“Foi uma reunião extremamente produtiva. Levantamos algumas questões importantes para funcionamento do estádio. O amistoso deste sábado está mantido, mas com os torcedores de fora. Queríamos que esse amistoso fosse a abertura, com festa, mas isso não se encaixou no cronograma. A estreia será no dia 7, contra o Bonsucesso”, comentou Carlos Eduardo Pereira.

Neste sábado, às 18h, o Botafogo enfrenta o Shandong Luneng, time chinês comandado por Cuca. Os portões estarão fechados, mas há a garantia de um gramado em condições para os atletas. O campo já está livre das máquinas. Algumas cadeiras ainda não foram recolocadas, mas não há preocupação urgente com o assunto pois não haverá torcedores nas arquibancadas.

Pedro Paulo, secretário executivo de governo da Prefeitura, aprovou o debate com o Botafogo sobre o estádio e ressaltou o interesse das autoridades em acelerar a entrega ao clube.

“O objetivo da reunião era resolver problemas da obra do Engenhão. Marcamos essa reunião com os órgãos e o Botafogo para resolver pontos pendentes. Vários pontos chaves foram listados, mas coisas pequenas, do dia a dia. Teremos força tarefa para resolver tudo isso”, assegurou.

Nem mesmo uma greve deflagrada na manhã desta sexta-feira é vista como problema. De acordo com a Prefeitura, a paralisação já foi encerrada e as obras no entorno do Engenhão já voltaram ao ritmo normal.

O Botafogo terá o estádio aberto à torcida de forma parcial no dia 7 de fevereiro. As arquibancadas inferiores serão ocupadas por torcedores – com as superiores ainda fechadas para finalização de algumas obras. No mês de julho, o clube poderá abrir todo o estádio para os alvinegros. Após a temporada 2015, o clube volta a “perder” o local, que será utilizado nas Olímpiadas do Rio.

Sem o Engenhão para a estreia no Campeonato Carioca, o Alvinegro irá jogar em São Januário - estádio do Vasco -, em decisão tomada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) nesta quinta. A data e o horário do jogo contra o Boavista foram mantidos: dia 31 de janeiro, às 17h.

O estádio foi interditado em março de 2013 por conta de problemas em sua cobertura. Análise de uma consultora previu que a estrutura poderia desabar em caso de ventos acima de 63km/h.

O Botafogo perdeu todas as suas receitas de patrocinadores e fez um acordo com a Prefeitura do Rio para suspender a concessão, o que deixava a manutenção do estádio sob responsabilidade da cidade.

No início deste mês, Prefeitura e Botafogo chegaram a um acordo para que o Engenhão fosse liberado parcialmente a partir da primeira rodada do Campeonato Carioca. A decisão não foi cumprida, o que desagradou a diretoria do clube.