Topo

Brasil sofre para vencer reservas da Colômbia e termina em 2º do grupo

Do UOL, em São Paulo

23/01/2015 21h50

O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1 na última rodada da primeira fase do Sul-Americano Sub-20. Com gols de Thalles e Marcos Guilherme, o time de Gallo chegou a 9 pontos e terminou com a segunda colocação do Grupo B.

No hexagonal final, o Brasil irá estrear contra o Uruguai, único time que venceu os brasileiros na primeira fase. Além deles, Colômbia, Argentina, Paraguai e Peru estão classificados.

Fases do jogo: Nos primeiros 20 minutos, o Brasil ditou o ritmo de jogo, mas não conseguiu impor uma pressão contra os colombianos - foram apenas duas finalizações, a mais clara com o volante Eduardo Henrique, que chutou fraco.

Aos poucos, a Colômbia começou a se impor no jogo, ora com jogadas mais duras - quase sempre em cima de Yuri Mamute - ora com contragolpes velozes.
 
E quando o Brasil vivia seu pior momento na partida, o time de Gallo encontrou o gol: em um escanteio, a zaga da Colômbia não afastou e a bola sobrou para Thalles na entrada da grande área. O centroavante dominou e bateu forte e cruzado para abrir o placar aos 42 minutos do primeiro tempo.
 
Só que logo aos 5 minutos do segundo tempo, a defesa brasileira foi toda em cima de João Rodríguez, que passou para Manotas, livre, tirar do goleiro e empatar. O gol animou a Colômbia, que passou a criar perigo em bolas longas de velocidade.
 
Aos 15 minutos, Manotas escapou pelo lado direito e cruzou para João Rodríguez chutar de dentro da pequena área, obrigado o goleiro Marcos a fazer uma grande defesa.
 
Os colombianos continuaram dando trabalho com lançamentos e o Brasil só foi responder aos 21 minutos, quando Lorran recebeu após rápida troca de passes e chutou forte para boa defesa de Vásquez.
 
A partida seguia equilibrada até Marcos Guilherme, que havia acabado de entrar, aproveitar uma jogada de Walace e acertar um belo chute de fora da área, no ângulo esquerdo do goleiro, e recolocar o Brasil em vantagem aos 30 minutos.
 
O melhor: João Rodríguez - O atacante da Colômbia foi o mais perigoso do jogo. Apesar de ser camisa 9, ele atuou aberto pelo lado direito e se aproveitou bem dos espaços deixados pelo lateral Lorran, seja para fazer jogadas de velocidade, seja para enfiar bolas para o centroavante Manotas.
 
O pior: Eduardo Henrique - O volante brasileiro começou se movimentando bem, encostando no ataque, mas com o passar do tempo foi recuando seu posicionamento e com isso o Brasil foi piorando no meio-campo. Com espaço no setor, a Colômbia abusou dos lançamentos e o jogador foi quem mais errou e deu espaço no setor.
 
Toque dos técnicos: Em quatro jogos da primeira fase da seleção brasileira, quatro escalações diferentes do técnico Alexandre Gallo. A falta de sequência acabou interferindo no desempenho: nem mesmo contra dez jogadores reservas da Colômbia a equipe conseguiu ter uma atuação convincente.
 
Durante o jogo, contudo, o treinador brasileiro mexeu bem na equipe: Kenedy e Marcos Guilherme entraram bem e foram determinantes para a vitória do Brasil.
 
Para lembrar:
- Freguesia colombiana: nos últimos três jogos que as equipes disputaram pelo Sul-Americano Sub-20, o Brasil ganhou os três: 2 a 0 e 3 a 1 em 2011 e 2 a 1 na edição de 2009.