Topo

Éverton mantém status decisivo em 2015 e ameniza dor de cabeça do Fla

Éverton decidiu amistoso com Vasco e surge como principal nome da pré-temporada - Gilvan de Souza/ Flamengo
Éverton decidiu amistoso com Vasco e surge como principal nome da pré-temporada Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/01/2015 06h01

O Flamengo ainda depende de Éverton, um dos principais nomes da equipe que terminou a temporada 2014 sem sustos no Campeonato Brasileiro. O camisa 22 rubro negro mostrou que o seu status de decisivo durante os jogos continua intacto após os primeiros dois amistosos disputados pelo time de Vanderlei Luxemburgo.

De uma certa forma, Éverton consegue amenizar a principal dor de cabeça do Flamengo no momento: a busca por um jogador que possa assumir a missão de organizar o time no meio-campo. É o jogador que – nestes primeiros jogos – teve maior destaque ao comandar a criação da equipe rubro-negra, com velocidade, passes e gol. Ele foi autor do lance que definiu o triunfo sobre o rival Vasco, pelo torneio Super Series, em Manaus.

As situações de Cícero, Jadson e Montillo são analisadas pela diretoria do Flamengo. Por enquanto, a vaga no meio-campo de Luxa está aberta.Arthur Maia surge como alternativa, mas está longe de ser a principal aposta do treinador.

Éverton é a escolha de Luxemburgo para preencher um setor do time que o treinador considera mais carente. Eduardo da Silva foi testado no amistoso contra o Shakhtar Donetsk-UCR, mas é o camisa 22 que ocupa os espaços do campo. Com velocidade, ele distribui a bola no meio-campo, chega para finalizar e completa o seu serviço ajudando na marcação.

Luxemburgo se preocupa com o início de ano a 100 km/h de Éverton e tenta diminuir o ímpeto do atleta para evitar desgaste desnecessário.

“Os jogadores ainda não estão na melhor forma. A gente fica preocupado com esses jogos pegados. Minha preocupação era o Éverton, que estava morto no fim”, analisou Luxemburgo. Em fase de testes, o Flamengo já notou que precisará do meia em forma desde o início da temporada.

Em 2014 – em sua segunda passagem pelo clube –, Éverton teve uma arrancada ruim ao lado de toda a equipe. Ele cresceu com a chegada de Luxemburgo e terminou a temporada como um dos destaques do time.Com rapidez e gols, foi decisivo contra Coritiba, Criciúma e São Paulo pelo Brasileirão.