Topo

Grêmio encerra 'vestibular' e Felipão já tem eleitos para seguir no grupo

Felipão conversa com Lincoln, que deve ficar no elenco principal do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão conversa com Lincoln, que deve ficar no elenco principal do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/01/2015 06h00

"Eu já tirei minha conclusão", foi assim, seco, direto, que Felipão respondeu sobre a escolha do jovens que seguirão no elenco do Grêmio. Durante a pré-temporada, o treinador do time tricolor analisou uma série de atletas vindos das categorias de base. Agora, encerrou o período de 'vestibular' e definiu os que seguem no grupo. A partir desta sexta, os eleitos serão apresentados. 

Não haverá 'listão'. Os que não ficarem no time principal podem muito bem ter nova chance nas equipes inferiores e esperar algo melhor no futuro. Mas aos poucos o elenco de 33 jogadores irá diminuir. O número pretendido fica entre 26 e 29 jogadores. 
 
Serão quatro goleiros. Portanto, Vitor pode ficar tranquilo que está entre os aprovados. Mas o mesmo não vale para as outras posições. 
 
Na zaga, Lucas Costa é alvo de uma difícil negociação de ampliação de contrato. Está atrás de Gabriel Silva, ganhou a concorrência de Rafael Thyere, que foi integrado, e deve acabar sobrando. 
 
Na lateral esquerda, Liverson e Marcelo Hermes disputam uma vaga. Pelo apresentado até agora, será Liverson que deixará o grupo. Hermes foi titular nos dois amistosos da pré-temporada e perderá posto apenas para Marcelo Oliveira, quando o ex-palmeirense tiver totais condições de jogo. 
 
Com a lesão de Ramiro, Balbino e Negueba ganharam certa tranquilidade. Entre os volantes jovens, o mais garantido é Araújo, repetidamente elogiado pelo comando técnico. Mas ao que tudo indica, não haverá nenhum marcador retornando para os times inferiores. 
 
Já nas posições ofensivas do meio e no ataque não é bem assim. Com sobreposição, principalmente nas últimas funções do time, Felipão deve devolver aos times inferiores Pedro Rocha e Paulista. O primeiro renovou contrato recentemente e pode ser emprestado. O segundo negocia ampliação de vínculo por três anos e pode ser cedido ao Novo Hamburgo. 
 
Assim, a relação dos aprovados fica com: Vitor (goleiro), Marcelo Hermes (lateral esquerdo), Gabriel Silva (zagueiro), Balbino (volante), Negueba (volante), Araújo (volante), Lincoln (meia), Erik (atacante) e Everton (atacante). 
 
Já os cortes apontam Lucas Costa (zagueiro), Liverson (lateral esquerdo), Pedro Rocha (atacante) e Paulista (atacante). Restariam 30 jogadores para o elenco principal, contando com a volta de Walace, que defende atualmente a seleção brasileira Sub-20, e tirando-se Gabriel que se recupera de lesão e não tem prazo para voltar a atuar.
 
Com isso, uma última vaga na lista dos retornos para base pode aparecer. Ou ainda há chance de saída de jogadores. Neste ponto, Fellipe Bastos vive momento instável. A proposta do Al-Wahda ao Vasco não foi oficializada e o Grêmio tenta definir tudo rapidamente. 
 
"Ele tem contrato até o meio do ano. Se o clube que quiser a contratação não endereçar o dinheiro, não liberaremos", garantiu Felipão. 
 
Outro que pode sair é Luan. O meia-atacante é alvo de clubes europeus e está avaliado em 12 milhões de euros. No entanto, as propostas esperadas ainda não chegaram. "Não temos oferta por nenhum jogador", garantiu o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior ao UOL Esporte. 
 
O elenco se reapresenta nesta sexta-feira e começa a separar quem vai ou não permanecer trabalhando com Felipão. Um regresso à base pode significar esperar mais algum tempo para ser aproveitado. Empréstimo é praticamente indício de que não terá nova chance. E os que se deram melhor começarão a 'faculdade' no time principal.