Topo

Inter abre ano do Beira-Rio contra o Shakhtar, mas com clima de Gre-Nal

Ex-jogadores de Grêmio e Inter - agora no Shakhtar - brincam com jogo no Beira-Rio - Jeremias Wernek/UOL
Ex-jogadores de Grêmio e Inter - agora no Shakhtar - brincam com jogo no Beira-Rio Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/01/2015 06h00

A temporada 2015 do Beira-Rio começa nesta sexta-feira (23), a partir das 20h (horário de Brasília). O amistoso entre Internacional e Shakhtar Donetsk reativa o estádio após as férias, serve de palco para a apresentação de Diego Aguirre aos colorados e está envolto em uma atmosfera bem conhecida. Com uma colônia de ex-jogadores no adversário, o Colorado vai viver um pequeno clima de Gre-Nal.

Fernando e Douglas Costa saíram do Grêmio. Luiz Adriano, Fred e Taison do Inter. O quinteto não esconde que a rivalidade resistiu ao frio da Ucrânia e voltou à tona, com tudo, no desembarque em Porto Alegre. Para os gremistas será a chance de carimbar a nova casa do Inter. Para os colorados um reencontro com gosto estranho.

“Não sei para eles, mas para mim é um Gre-Nal. Sem dúvida nenhuma”, disse rindo o volante Fernando. “Claro, tem cara de Gre-Nal sim”, concordou Douglas Costa antes de emendar uma resposta politicamente correta. “É um amistoso, mas vamos entrar sério. Nada mais justo que vir aqui e conseguir uma vitória, estamos viajando direto e trabalhando sério para vencer”, completou o meia.

No Internacional o amistoso servirá para aproximar o técnico Diego Aguirre da torcida. Contratado em dezembro, o uruguaio já esteve em contato com os fãs durante a pré-temporada, assim como no amistoso diante do Juventude. Mas no Beira-Rio será a primeira partida. Além dele, também irão debutar no estádio o lateral direito Léo e o volante Nilton. Réver e Vitinho, outros reforços trazidos neste começo do ano, foram vetados pela preparação física.

O Colorado deverá usar uma formação meio termo: entre aquela que começou no Alfredo Jaconi e a testada na quarta-feira. Alex vai dar lugar a Eduardo Sasha, mas Willians deve atuar mesmo depois de sentir dores no tornozelo. O quilate do adversário, classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões, empolga o elenco vermelho.

“Quando fiquei sabendo fiquei feliz, impressionado por ser um time da Europa, que joga a Champions. Mas é um amistoso que pode valer como um jogo. Um time da Champions é bom para mostrar seu desempenho e qualidade em alto nível”, comentou o zagueiro Alan Costa, que deve atuar no segundo tempo.

No Shakhtar o jogo é a penúltima chance de sair do Brasil com uma vitória. Até aqui, a equipe treinada pelo romeno Mircea Lucescu perdeu para Bahia (3 a 2) e Atlético-MG (4 a 2) e empatou com o Flamengo (0 a 0).

INTERNACIONAL X SHAKHTAR DONETSK

Data e horário: 23/01/2015, às 20h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: Fox Sports

INTERNACIONAL: Alisson; Léo, Ernando, Paulão e Fabrício; Nilton, Willians, Aránguiz, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Nilmar
Técnico: Diego Aguirre

SHAKHTAR DONETSK: Pyatov; Srna, Kryvtsov, Rakitskiy e Márcio Azevedo; Stepanenko, Fred, Douglas Costa, Alex Teixeira e Bernard; Luiz Adriano
Técnico: Mircea Lucescu