Topo

Shakhtar usa maldição dos ex e estraga estreia de Aguirre no Beira-Rio

Inter de Aránguiz foi amassado pelo Shakhtar de Fred (8) e Fernando (ao fundo) - Alexandre Lops/AI Inter
Inter de Aránguiz foi amassado pelo Shakhtar de Fred (8) e Fernando (ao fundo) Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/01/2015 21h58

O Shakhtar Donetsk venceu a primeira em sua turnê no Brasil. Nesta sexta-feira (23), o time ucraniano contou com ajuda da maldição dos ex-jogadores que retornam ao Beira-Rio para vencer o Internacional, por 2 a 1. Luiz Adriano e Taison, revelados pelo Colorado, marcaram em um primeiro tempo de luxo. Aránguiz descontou, mas não salvou a estreia com derrota de Diego Aguirre no estádio vermelho.

A maldição dos ex já foi mais forte no Beira-Rio, se confirmando em todo jogo. Ficou adormecida por alguns meses. Mas no segundo teste do Inter em 2015, voltou com tudo. Dos seis brasileiros que começaram o confronto do lado do Shakhtar, cinco saíram de Porto Alegre. Três do Colorado. E dois deles marcaram. Ambos campeões da Libertadores em anos distintos com a camisa vermelha.

O resultado foi justo, especialmente pelo domínio total e irrestrito do primeiro tempo. Na etapa final o clima esquentou e o Inter teve Paulão e Willians expulsos. Alex Teixeira também levou vermelho. Mas em nada mudou o jogo, que rendeu o primeiro triunfo ao Shakhtar em solo brasileiro. Até então a equipe de Mircea Lucescu tinha perdido para Bahia (3 a 2) e Atlético-MG (4 a 2) e empatado com o Flamengo (0 a 0).

Fases do jogo: O jogo era em Porto Alegre, mas quem mandou em campo foi o Shakhtar. Talvez pela familiaridade do quinteto que saiu de Grêmio e Internacional, talvez pelo desentrosamento do Colorado - em seu segundo compromisso com Diego Aguirre como técnico. O fato é que o time ucraniano foi quem efetivamente jogou no primeiro tempo. Pressionando alto, os visitantes encaixotaram a equipe da casa e tiveram grande facilidade para chegar ao gol defendido por Alisson. Com quatro minutos, Luiz Adriano abriu o placar após erro de Nilton e passe de Fred. O camisa 9 – maior artilheiro da história do time de Donetsk, não comemorou em respeito ao ex-clube.

A deferência após balançar a rede não prosseguiu com a bola rolando. Douglas Costa, Alex Teixeira e Fred empurravam o Shakhtar para o ataque. Com uma velocidade impressionante – no contraste com o Inter, o time do leste europeu foi empilhando chances. Os donos da casa se mostravam desnorteados. Taison, aos 25, recebeu de Fred e tocou na saída de Alisson para fazer um fácil e lógico 2 a 0.

D’Alessandro, referência técnica do time, praticamente não apareceu em campo na etapa inicial. Aránguiz e Eduardo Sasha sucumbiram pela falta de compactação. Nilton e Willians se perderam no meio das triangulações do Shakhtar. E o único chute realmente perigoso do Colorado saiu dos pés de Nilmar, que obrigou Pyatov a desviar com a ponta dos dedos.

No intervalo o Inter pôde comemorar, pois o placar teria sido maior não fosse Léo. O lateral direito foi para cima da linha do gol e evitou o terceiro, após lindo passe de Douglas Costa, drible de Alex Teixeira em Alisson e finalização rasteira.

O segundo tempo começou quase igual ao primeiro. Alex Teixeira e Luiz Adriano tiveram duas chances, mas não marcaram. Já o Inter fez o que parecia improvável: descontou. Sasha ganhou de cabeça e escorou para o meio da área, Aránguiz entrou entre os zagueiros e liquidou o goleiro. Só que no minuto seguinte Willians levou o segundo cartão amarelo, foi expulso e freou o ímpeto vermelho na busca pelo empate.

Antes do final, Paulão e Alex Teixeira trocaram empurrões e tapas. A dupla levou cartão vermelho direto. Com as formações completamente descaracterizadas, os dois times reduziram o ritmo e até tiveram chances para marcar. Mas a falta de fôlego pesou na hora da conclusão.

O melhor: Fred - meia deu o passe para os dois gols do Shakhtar e, enquanto teve pernas, foi o mais ativo do meio-campo visitante no Beira-Rio. Mostrou grande evolução tática e física desde que deixou o Inter, em julho de 2013.

O pior: Nilton - contratado para ser o alicerce do meio-campo na Libertadores, o volante vindo do Cruzeiro falhou na origem dos dois gols do Shakhtar. E ainda pecou em outros lances do primeiro tempo, quando o Inter foi dominado por completo.

Toque dos técnicos: Diego Aguirre começou no esquema 4-2-3-1, mas não conseguiu impor velocidade. Pelo contrário, foi encurralado pela marcação alta dos visitantes e pagou o preço. Ainda na primeira etapa chegou a trocar a formação para o 4-4-1-1, porém não mudou em nada. D'Alessandro foi um dos mais apagados.

Para lembrar: O Internacional estreia no Gauchão no dia 1º de fevereiro, contra o Lajeandese. E joga pela Libertadores em 17 de fevereiro, contra Morelia-MEX ou The Strongest. Já o Shakhtar encerra uma gira pelo solo brasileiro no domingo, encarando o Cruzeiro, em Brasília.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X SHAKHTAR DONETSK

Data e hora: 23/01/2015, às 20h
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Público: 34.589 pessoas
Árbitro: Leandro Vuaden
Cartões amarelos: Kucher, Srna, Douglas Costa e Fernando (SHA); Willians (INT)
Cartões vermelhos: Willians e Paulão (INT); Alex Teixeira (SHA)
Gols: Luiz Adriano, aos 4 minutos e Taison, aos 25 minutos do primeiro tempo; Aránguiz, aos 6 minutos do segundo tempo.

INTERNACIONAL
Alisson; Léo (Cláudio Winck), Ernando, Paulão e Fabrício; Nilton (Alan Costa), Willians, Aránguiz (Bertotto), D’Alessandro (Alex) e Eduardo Sasha (Valdívia); Nilmar
Técnico: Diego Aguirre

SHAKHTAR DONETSK
Pyatov; Srna (Dentinho), Rakitsky (Ordets), Kucher (Kryvstov) e Schevchuk (Ismaily); Fred (Kovalenko), Fernando (Stepanenko), Douglas Costa (W. Nem), Alex Teixeira e Taison (Taison); Luiz Adriano (Gladkiy)
Técnico: Mircea Lucescu