Topo

Técnico do Shakhtar detona Bernard: "Só chora, só veio tomar dinheiro"

Bernard foi duramente criticado pelo técnico do Shakhtar Mircea Lucescu - REUTERS/Valeriy Bilokryl
Bernard foi duramente criticado pelo técnico do Shakhtar Mircea Lucescu Imagem: REUTERS/Valeriy Bilokryl

Do UOL, em São Paulo

23/01/2015 10h47

O clima entre Bernard e o técnico do Shakhtar Donetsk Mircea Lucescu está longe de ser agradável. Em entrevista ao jornal Zero Hora, o treinador romeno detonou o atacante brasileiro e rebateu as críticas do jogador sobre seu pouco espaço no clube ucraniano.

“Bernard tem que demonstrar em campo que é homem. Bernard só chora. Só veio tomar dinheiro. Sofro, mas creio que todos querem sofrer para ganhar 300 mil euros por mês”, afirmou Lucescu.

Com 13 brasileiros, o Shakthar é a equipe europeia com o maior número de atletas do país. Lucescu usou o exemplo de outros jogadores do elenco para rebater a declaração de Bernard sobre não aconselhar jovens do futebol verde-amarelo a se transferirem para a Ucrânia.

Douglas (Costa) é jovem. (Alex) Teixeira é jovem. São todos da mesma idade. Fred joga sempre. É perfeito. Os dois melhores da equipe são Fred e Teixeira. Não saem nunca. Querem jogar sempre. Estávamos perdendo para o Atlético, e eles pediram para permanecer em campo. Eles são jogadores de seleção”, opinou o treinador.

Para Lucescu, os jogadores brasileiros chegam despreparados para encarar o futebol europeu e precisam de um tempo maior de adaptação. Ainda criticou o excesso de individualismo dos atletas do país.

“Há jogadores talentosos, mas que não são preparados para o futebol mundial. Ronaldinho foi para um PSG menor que o atual e parou no Barcelona. Romário e Ronaldo começaram no PSV (Holanda) e foram para o Barcelona. Outros têm que fazer nome. Lucas, Pato, Robinho... Por que não deram certo? Porque quando entraram nestes times, com 18 anos, 19 anos, os clubes já queriam resultados imediatos”, comentou Lucescu.

“[No Brasil] A torcida aplaude um drible, não se importa com a organização tática. Não há juízo de valor, há juízo estético. Bernard declarou que eu não colocava os mais habilidosos para jogar? O talento precisa ser aliado à disciplina, ao coletivo”, completou.

O Shakhtar faz amistoso contra o Internacional nesta sexta-feira (23), às 20h (horário de Brasília), no Beira-Rio. Os resultados da turnê pelo Brasil não têm sido bons para o clube ucraniano, que perdeu para Bahia (3 a 2) e Atlético-MG (4 a 2) e empatou com o Flamengo (0 a 0).