Topo

Fazer festa ou jogar sério? Corinthians vive dilema no fim da pré-temporada

Casuals posa para foto no CT do Corinthians; time amador não deve oferecer resistência - Reprodução/Facebook
Casuals posa para foto no CT do Corinthians; time amador não deve oferecer resistência Imagem: Reprodução/Facebook

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

24/01/2015 06h00

O amistoso contra o Corinthian Casuals, time que inspirou a criação de seu quase homônimo brasileiro, é uma festa ou um treino? Neste sábado, esse é o dilema dos comandados de Tite. Do outro lado do campo do Itaquerão, às 17h, Guerrero e companhia terão um pedaço da história alvinegra. Só que a fragilidade do time amador inglês dificulta as coisas para quem quer um último teste antes do início da temporada, a 11 dias da estreia na Libertadores.

A dúvida se deve a um fato simples: o Corinthians Casuals, embora tenha importância histórica inegável para o clube brasileiro, não promete oferecer grande resistência. Amadores, os londrinos disputam uma liga regional com um time de professores, pedreiros, decoradores e pintores, entre outras profissões.

Herdeiros do Corinthians original, que excursionou pelo Brasil em 1910 e inspirou paulistanos a fundarem um clube de futebol, os jogadores cruzaram o oceano graças a uma ação de marketing. Foi o próprio Corinthians quem bancou a excursão dos primos distantes, que passaram a semana curtindo São Paulo.

Para a torcida, tudo bem. A recepção dada aos visitantes no aeroporto, no jogo da Copinha e na quadra da Gaviões da Fiel mostra que os corintianos se empolgam com o reencontro histórico (é apenas o terceiro confronto entre as partes). O problema é que do outro lado está um time que precisa de mais que um sparring.

Em 11 dias, o Corinthians estará em campo pela Pré-Libertadores. Se perder o duelo contra o Once Caldas, o clube comprometerá toda a sua temporada antes do segundo mês. Por isso, todo tempo disponível é importante para afinar o time alvinegro.

"Vou buscar o nível de trabalho de preparação e exigência. Não tenho avaliação do adversário, por isso tenho de estar concentrado no que eu tenho de fazer. Se faz tudo com Bayer e Colônia não vai fazer amanhã? Independentemente do grau de dificuldade que possa vir, tem de ter esse trabalho", disse Tite, antecipando o tipo de cobrança que vai fazer.

O Corinthians, a despeito da fragilidade do Casuals, entrará em campo com força máxima. É, além de uma festa, o último teste do time antes da temporada começar de fato. Por isso, não se surpreenda se o time de Tite melar a festa para os ingleses.

FICHA TÉCNICA
Data:
domingo, 24/01/2015
Horário: 17h
Local: Itaquerão

CORINTHIANS:
Cássio, Fagner, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf, Elias, Renato Augusto e Lodeiro; Emerson e Guerrero
Técnico: Tite

CORINTHIAN-CASUALS:
Bracken, Downs, Vidal, Hall e Dudley; Hicks, Gill, Spencer e Bettache; Hodges e Byatt
Técnico: Matt Howard