Topo

Grêmio vai insistir com dois centroavantes e 'esfria' velocistas do elenco

Moreno e Barcos juntos mudam a "cara" do Grêmio para temporada que se inicia - Marinho Saldanha/UOL
Moreno e Barcos juntos mudam a 'cara' do Grêmio para temporada que se inicia Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/01/2015 06h00

O Grêmio vai insistir no esquema com dois centroavantes. Mesmo ainda sem ver a dupla Marcelo Moreno e Barcos brilhar, o técnico Luiz Felipe Scolari repete a cada oportunidade tal formação. Até mesmo no time reserva a utilização de um par mais pesado tem sido realidade. Com isso 'esfria' os atacantes de velocidade do grupo, que têm ficado fora até dos suplentes. 

Os principais velocistas do elenco terminaram o ano passado em alta. Erik e Everton tem por característica um comportamento de pontas clássicos, jogam em um espaço restrito do campo, não são armadores ou mesmo atacantes. Atuam abertos com perspectiva de cumprir funções ofensivas e defensivas. 
 
No ano passado, Felipão adotava o 4-3-3 como esquema tático do Grêmio. Com isso, conseguiu vez por outra dar oportunidades a eles. Entre os titulares, Luan atuava aberto e Dudu era expoente de tal movimentação, que tinha três volantes na retaguarda e nenhum armador. 
 
Mas a alteração se deu a partir das chegadas de Moreno e Douglas e a saída de Dudu. Se esforçando para contar com a qualidade dos dois jogadores e sem um ponta experiente, Scolari tratou de mudar totalmente a movimentação do time. 
 
O Grêmio que se apresenta para 2015 é mais lento e deixa os lados de campo estritamente aos laterais. Marcelo Oliveira e Matías Rodríguez podem até, eventualmente, irem juntos até o ataque. Porque não há outros atletas para atuar por ali e a composição defensiva se dá rapidamente. 
 
O meio-campo gremista forma em losango, com Araújo na primeira função, Fellipe Bastos por um lado, Luan no outro e Douglas mais perto da dupla de centroavantes. 
 
Até agora o rendimento gera dúvidas. Nos amistosos contra Gramadense e Novo Hamburgo,a atuação passou longe do ideal. Mas mesmo que cogite alterações, Felipão vai insistir tudo que puder com tal ideia. 
 
Assim, Erik e Everton tem sobrado até da equipe reserva em coletivos. A dupla de ataque é Lucas Coelho e Everaldo, que tem mostrado bom futebol e conquistado espaço a cada dia. Os suplentes tentam 'fixar' esta ideia para uma eventual oportunidade futura. 
 
O teste mais forte até agora, e último antes das competições oficiais, ocorre no domingo, diante do Cascavel, no Paraná. O jogo das 17h servirá para dar alento ou mesmo ampliar as dúvidas sobre o rendimento do esquema com dois centroavantes. 
 
No dia 31, a estreia em competições oficiais marca duelo com o União Frederiquense, na Arena. A primeira rodada do Gauchão está marcada para as 17h (horário de Brasília).