Topo

Em processo de reformulação, Cruzeiro enfrenta o Shakhtar em Brasília

Marcelo Oliveira comanda reformulação no Cruzeiro - Gualter Naves / Light Press
Marcelo Oliveira comanda reformulação no Cruzeiro Imagem: Gualter Naves / Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

25/01/2015 06h00

O Cruzeiro entra em campo neste domingo, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, para enfrentar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em partida amistosa. O duelo servirá para o técnico Marcelo Oliveira encontrar alternativas para a escalação da equipe, bastante desfigurada após as negociações de Egídio, Nilton, Lucas Silva e Ricardo Goulart.

As vendas exigem mudanças profundas e por mais que tenha buscado peças de reposição, duas delas – Riascos e Arrascaeta – não estarão à disposição do comandante para o compromisso deste fim de semana.

O treinador, portanto, aposta em soluções caseiras. Na lateral esquerda, Gilson é o mais cotado para atuar como titular. Desta forma, a defesa será formada por Rafael, Mayke, Manoel, Léo e Gilson.

O meio de campo, setor que não conta mais com três atletas bicampeões do Brasil, terá a seguinte configuração: Henrique, Felipe Seymour, Marquinhos e Éverton Ribeiro. O último negocia com o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e pode deixar o clube em breve.

No ataque, o treinador dá uma nova oportunidade a Leandro Damião, centroavante contratado por empréstimo junto ao Santos no início do ano. O camisa 9 será companheiro de Willian na linha ofensiva da equipe comandada por Marcelo Oliveira.

“Fiquei satisfeito com a equipe do treinamento, apesar do time ter ficado mais baixo, ficou muito rápido e competitivo, o que pode ser ótimo para a Libertadores. Também gostei bastante do Seymour no treinamento, se mostrou um jogador que comunica muito dentro de campo, que orienta e faz um encurtamento da marcação, espero que possa produzir isso no jogo. Vamos valorizar aqueles atletas que estão chegando ou aqueles que permaneceram aqui e formar uma equipe forte, seremos um time menos técnico e mais competitivo”, comentou o treinador do Cruzeiro.

Embora esteja contente com a equipe que escalará neste domingo, Marcelo Oliveira não esconde que a sua expectativa é por colocar o meia-atacante uruguaio Giorgian De Arrascaeta em campo.

“De Arrascaeta chegou, está na fase de preparação, passando por avaliações. É um jogador com quem temos atenção muito grande. Entendemos que ele pode render muito, pois na última Libertadores foi assim. Tem boa técnica e finaliza bem. Acho que ele vai nos ajudar muito nesta transformação da nossa equipe”, concluiu.

Ficha técnica:

Cruzeiro x Shakhtar Donetsk

 

Motivo: Amistoso internacional

Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Data-hora: 25/1/2015 – às 17h

 

Cruzeiro: Rafael; Mayke, Manoel, Léo e Gilson; Felipe Seymour, Henrique, Éverton Ribeiro e Marquinhos; Willian e Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.

Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Rakitskiy, Kucher e Schevchuk; Fernando, Fred, Douglas Costa, Alex Teixeira e Taison; Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.