Topo

Rio-2016 vira incentivo extra para jovens jogadores do Atlético-MG

Douglas Santos aparece como favorito para ser o lateral esquerdo da seleção em 2016 - Ramon Bitencourt/Atlético-MG/Divulgação
Douglas Santos aparece como favorito para ser o lateral esquerdo da seleção em 2016 Imagem: Ramon Bitencourt/Atlético-MG/Divulgação

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/01/2015 06h00

O ano de 2015 é determinante para os atletas que sonham em participar da Olimpíada de 2016. No Atlético-MG não é diferente. Atualmente com cinco jogadores em idade olímpica, o clube mineiro espera repetir o sucesso da última Copa do Mundo, quando teve dois convocados por Luiz Felipe Scolari. Alguns já estão bem encaminhados, caso do lateral esquerdo Douglas Santos.

Convocado até para a seleção principal, o lateral atleticano faz parte das listas do técnico Alexandre Gallo, que vai comandar o Brasil no Jogos Olímpicos Rio-2016.  Depois do bom início no Atlético, contratado em agosto do ano passado, Douglas Santos espera manter o ritmo em 2015, já que a seleção é uma de suas metas.

“Tenho isso em mente, porque treinando bem aqui vai ser reflexo na seleção. O Brasil nunca ganhou medalha de ouro e quero fazer parte disso”, esbanjou confiança o jogador do Atlético, que é pretendido por outros clubes. Porém, o lateral desconversa ao ser perguntado sobre o interesse do Milan. “O que Deus colocar para mim vai ser bem-vindo. Esse momento tem sido bom. Quero resolver meu futuro com calma”, amenizou Douglas, que tem contrato com o Atlético até agosto e os direitos federativos fixados em 3 milhões de Euros.

A última vez que um jogador do Atlético disputou os Jogos Olímpicos foi em 1996, quando o zagueiro Ronaldo Guiaro era titular do time comandado por Zagallo. A edição que comemorava os 100 anos dos Jogos aconteceu em Atlanta, nos Estados Unidos, e o Brasil terminou com a medalha de bronze. Do atual elenco alvinegro, o atacante Jô também participou das Olímpiadas. Em 2008 o Brasil repetiu o Bronze e o jogador, à época do Manchester City-ING, fez parte do grupo de Dunga.

Não é só Douglas Santos que almeja estar no Rio-2016. Outros quatro jogadores também sonham com uma participação olímpica. Os volantes Eduardo e Lucas Cândido, o meia Dodô e o atacante Carlos também vão ter menos de 23 anos ou menos em 2016. Eduardo, inclusive, está na seleção de Alexandre Gallo que disputa o Sul-Americana sub-20, no Uruguai.

Para Dodô, ser titular do Atlético é o primeiro passo para conquistar uma vaga na lista de Alexandre Gallo. “Tenho metas na minha vida. Eu quero star sempre dando o meu melhor e abrindo portas. Como aqui no Atlético busco ser titular e ganhar títulos, eu quero sim jogar uma Olímpiadas”, comentou o meia, que vai precisar jogar muita bola no clube para ser lembrado para a seleção brasileira.