Topo

Ronaldo atrai guru das franquias para ter até 50 escolas de futebol em 2015

Ronaldo sorri ao lado de Carlos Wizard Martins, novo parceiro de negócios - Ricardo Geromel/Fort Lauderdale Strikers
Ronaldo sorri ao lado de Carlos Wizard Martins, novo parceiro de negócios Imagem: Ricardo Geromel/Fort Lauderdale Strikers

Dassler Marques

Do UOL, em Fort Lauderdale (EUA)

25/01/2015 06h00

Realizado em Miami na última semana, um jantar no restaurante Zuma definiu a arrojada meta traçada por Ronaldo com seus sócios: criar 30 escolinhas de futebol até o meio do ano e começar 2016 com o total de 50. O plano faz parte da entrada do Fenômeno no mercado de negócios nos Estados Unidos. Mas, para isso, ele não está sozinho.

Entre os sócios do projeto está o empresário bilionário Carlos Wizard Martins, com quem Ronaldo sobrevoou de helicóptero terrenos para escolher a primeira escolinha de sua franquia. Carlos é o fundador e idealizador da rede de escolas de idioma Wizard, a maior do mundo no segmento.

Foi Carlos Wizard quem traçou a meta do negócio, com propriedade. Em uma década, o filho de pai caminhoneiro e mãe costureira fez a escola fundada por ele passar de 500 para 2200 unidades. Com a aplicação de princípios de negócios do McDonald’s em seu projeto, Carlos se tornou bilionário há dois anos. A Wizard foi vendida por cerca de R$ 2 bilhões.

Para Ronaldo, o parceiro foi a senha para expandir as escolinhas R9. O grande ponto de partida do negócio é os Estados Unidos, onde franquias em Fort Lauderdale e Phoenix, por exemplo, já estão definidas. Muito identificados com a cultura americana, Wizard e seus sócios alertaram o Fenômeno sobre como o modelo poderia ser mais atrativo para estrangeiros.

Eles miram empresários brasileiros, argentinos e venezuelanos que buscam visto de trabalho nos Estados Unidos. Nesse formato, creem que a possibilidade de visto E2, concedido a empreendedores, será um dos principais chamarizes. Desde que tenha três funcionários, o investidor tem permissão para viver no país, sua esposa pode ter emprego e seus filhos podem estudar em colégios públicos. 

Além dos Estados Unidos, outro ponto de partida será o próprio Brasil, mas para chegar a 50 escolinhas será preciso alcançar ao menos mais dois continentes. Segundo pesquisa da ONU, Ronaldo é um dos três rostos mais conhecidos do mundo. Assim, abrir caminho na Ásia e na Europa não deve ser tarefa difícil, segundo a avaliação dos sócios.

Devoto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Carlos Wizard Martins tem reputação agressiva nos negócios. À frente dos planos, ele idealizou que o modelo de abertura da escolinha será semelhante ao da Wizard. O investidor paga pela franquia e recebe tudo exatamente pronto para dar início. É o formato “turn key” – em português, vire a chave.

Wizard, que curiosamente entregou a Ronaldo uma cópia de seu livro Desperte o milionário que há em você, com mais de 200 mil cópias vendidas, também é sócio do Fenômeno em outro negócio. Trata-se do Fort Lauderdale Strikers, clube da Flórida que o terá como embaixador e, quem sabe, centroavante na North American Soccer League (NASL).