Topo

Vice do Inter se 'despediu' do Beira-Rio e fez reunião antes de morrer

Luiz Fernando Costa (d) esteve no estádio horas antes de sofrer 2º e fulminante infarto - Divulgação/AI Inter
Luiz Fernando Costa (d) esteve no estádio horas antes de sofrer 2º e fulminante infarto Imagem: Divulgação/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/01/2015 15h25

Luiz Fernando Costa, 53, se despediu do Beira-Rio antes de morrer. Na tarde de sábado, o vice-presidente de futebol do Internacional visitou o estádio mesmo estando oficialmente afastado do cargo. Lá teve uma reunião informal com colegas da cúpula e projetava a retomada das atividades na próxima semana. Mas horas depois, foi vítima de um segundo infarto em 15 dias e faleceu. A morte gerou comoção e deu um significado diferente a passagem pela casa dos colorados.

“Ele me ligou, passou no Beira-Rio e conversamos. Sentamos na arquibancada e depois andamos pelo campo”, disse Alexandre Limeira, vice de administração do Inter. “Parecia que ele estava pressentindo algo. O Luiz Fernando se despediu do estádio”, completou.

A visita ao estádio fez parte do primeiro dia de Costa fora do hospital. Ele ficou internado durante toda a semana em Porto Alegre, se recuperando de um cateterismo realizado em Bento Gonçalves, durante a pré-temporada do Internacional. Além da passada pelo Beira-Rio, o dirigente entrou em contato com todos os colegas de gestão ao longo do sábado.

“Falamos por mensagem e já tínhamos coisas programadas para segunda-feira. Foi uma notícia chocante”, comentou Carlos Pellegrini, diretor de futebol. “Ele estava se mostrando muito disposto, estava agitado como sempre foi”, acrescentou.

Neste domingo, o corpo dele foi velado no salão nobre do conselho deliberativo do Internacional. Às 18h, o dirigente será sepultado no cemitério João XXIII, em Porto Alegre. O técnico Diego Aguirre manifestou solidariedade em nota oficial, divulgada pelo clube gaúcho. O Grêmio, em Cascavel para um amistoso com o time local, também prestou homenagem ao vice de futebol vítima de problemas cardiovasculares.

Ex-dirigente da Federação Gaúcha de Futebol, Luiz Fernando Costa assumiu o cargo de principal nome do futebol do Inter em dezembro. Foi peça-chave nas contratações do técnico Diego Aguirre, do zagueiro Réver, do volante Nilton e do meia-atacante Vitinho. Ele deixa a esposa e duas filhas, de 21 e 25 anos.