Topo

Campeã da Copinha, base corintiana consegue time vencedor e "encardido"

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 06h00

O Corinthians quase ganhou tudo o que podia no sub-20 nos últimos tempos. Em poucos meses, venceu o Paulista, o Brasileiro e a Copa São Paulo. Com uma fornada de novos jogadores que podem subir para o profissional, o clube pode comemorar a taça e o espírito “encardido” dos garotos.

“Eu sei a característica que o torcedor gosta. Não só na base como no profissional. Todo torcedor, mas especialmente o corintiano, gosta de time competitivo, time aguerrido, que não aceita quando o resultado não é o que a gente deseja, de buscar sempre a vitória”, disse o técnico Osmar Loss, encorajando o espírito dos garotos que venceram a Copinha ao baterem o Botafogo-SP por 1 a 0 no Pacaembu.

Essa característica pôde ser vista especialmente no clássico contra o São Paulo, na semifinal do torneio. O clássico quente teve cusparada, provocação à torcida rival e pancadaria. O Corinthians venceu e não usou o discurso padrão de arrependimento.

Gabriel Vasconcelos, artilheiro do torneio, por exemplo, comemorou o gol com o gesto popularizado por Cristian em 2009, com os braços cruzados e o dedo médio erguido. Depois do jogo, em entrevista ao “Globoesporte.com”, chegou a dizer que repetiria a comemoração se tivesse oportunidade. Os resultados, ao menos na base, têm dado razão à “marra” dos corintianos.

“É um trabalho muito difícil, conquistar três títulos em 60 dias. Foram 42 dias em hotel. É muito difícil ficar longe dos familiares, da rotina. Isso é prova de que os meninos almejaram muito as conquistas”, disse Osmar Loss.