Topo

Criar mais e não parar em retrancas. Essa é a missão de Tite para 2015

Técnico Tite orienta Corinthians durante amistoso contra o Corinthians-Casuals, no Itaquerão - Junior Lago/UOL
Técnico Tite orienta Corinthians durante amistoso contra o Corinthians-Casuals, no Itaquerão Imagem: Junior Lago/UOL

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 06h00

Tite foi campeão com um time sólido, mais eficiente que encantador. Quando deixou o Corinthians, via seus comandados sofrerem para quebrar as defesas adversárias, mesmo drama vivido por Mano Menezes em 2014. Por isso, neste ano o treinador se colocou uma missão: fazer o clube do Parque São Jorge criar mais e não sofrer tanto com retrancas.

“Futebol não é passe de mágica para você transferir conhecimento assim, requer tempo. A busca é por trabalho no sistema ofensivo. A alternativa foi trazer um componente tático”, disse Tite na última sexta, quando perguntado sobre o que conseguiu aprender no seu ano sabático e como aplicou isso no Corinthians.

Como o UOL Esporte mostrou na semana passada, uma das fontes na qual Tite bebeu foi o Real Madrid de Carlo Ancelotti, com quem o brasileiro conversou em 2014. Por isso, o Corinthians de 2015 tem um armador a mais que em temporadas anteriores.

Quando chegou, Tite colocou Petros, um dos destaques do ano passado, no banco. Escalou o Corinthians com Ralf e Elias como volantes, com este último com liberdade para chegar mais à frente na criação. Na meia, Renato Augusto dá o ritmo da equipe e Lodeiro ajuda na criação pelos lados, com Emerson e Guerrero mais à frente. 

Se não usar o uruguaio, Tite ainda pode tentar Jadson ou Danilo. Petros, mais marcador, também está na fila, mas mudaria o desenho do time para um sistema mais defensivo.

“A ideia é ter uma finalização de média distância e o lance criativo do passe. Às vezes a gente iniciava a bola de um lado e ia até o outro trabalhando, até o lateral passar. No que ele passou, vai abrir possibilidade de cruzamento, de finalização de média distância, de linha de passe diagonal”, disse Tite.

Contra o Corinthian-Casuals, no último sábado, os pupilos do treinador já sentiram como é encarar uma retranca. Com Renato Augusto levando a bola de um lado ao outro do campo, o time até conseguiu criar oportunidades de gol, mas levou um puxão de orelhas pela falta de pontaria, que quase garantiu o empate ao time amador inglês.