Topo

Dupla Neymar e Messi está afiada. Juntos, já marcaram 50 gols na temporada

No Campeonato Espanhol, apenas dois times têm mais gols que dupla na temporada - José Jordan/AFP Photo
No Campeonato Espanhol, apenas dois times têm mais gols que dupla na temporada Imagem: José Jordan/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 08h49

Se havia dúvidas em 2013 a respeito do rendimento de Messi e Neymar juntos no Barcelona, o tempo se encarregou de mostrar que o brasileiro e o argentino trabalham como companheiros, e não concorrentes no ataque da equipe catalã.

Desde a derrota por 1 a 0 fora de casa para a Real Sociedad, em 4 de janeiro, pelo Campeonato Espanhol, o Barça entrou em campo três vezes pelo torneio. Foram três vitórias, com nove gols da dupla – seis de Messi, três de Neymar.

Ao longo da temporada, Messi e Neymar somam 50 gols (contando Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões). O número impressiona: se for considerado apenas o Campeonato Espanhol, apenas dois times marcaram mais de 50 gols na temporada 2014/2015: Real Madrid e Barcelona. Times como Atlético de Madri (40 gols) e Valencia (38) são superados pela dupla.

Para efeito de comparação, apenas cinco times marcaram 50 gols ou mais no Campeonato Brasileiro de 2014 (Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Fluminense).

Além dos chutes precisos às redes, o brasileiro e o argentino tem mostrado sintonia também nos passes para os gols, deles ou de outros jogadores. Até aqui, Neymar deu seis assistências, contra cinco de Messi.

No total, segundo levantamento do jornal espanhol Marca, os dois participaram diretamente de 56 gols do Barcelona na temporada, na qual o time marcou 91.

Faltas

Assim como acontecia pelo Santos, Neymar é um jogador caçado atuando pelo Barcelona. No atual Campeonato Espanhol, o camisa 11 é o quarto atleta que sofre mais faltas (51), enquanto Messi é o sétimo.

Entre os companheiros, a dupla tem agradado. “É um luxo jogar com Messi e Neymar”, diz Pedro.