Topo

Com vitórias e título na bagagem, Fla volta ao Rio pensando fora de campo

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/01/2015 06h00

Após quase duas semanas em Atibaia, uma em Manaus e um título no torneio amistoso da Arena da Amizônia, o Flamengo retorna nesta segunda-feira ao Rio de Janeiro. Tranquilo e em alta a menos de uma semana da estreia oficial na temporada, as atenções não estão voltadas apenas dentro de campo.

Enquanto Vanderlei Luxemburgo terá os últimos dias para preparar os últimos detalhes de seu time visando a primeira partida no Campeonato Carioca – no sábado, contra o Macaé –, a diretoria tenta acelerar detalhes das contratações finais para fechar o elenco Rubro-negro para o primeiro semestre.

Ao mesmo tempo que a comissão técnica estuda formações táticas e peças titulares, o vice-presidente de futebol, Alexandre Wrobel, e o diretor executivo Rodrigo Caetano intensificarão os trabalhos nos bastidores para finalizar pendências de contratações que se arrastam há algumas semanas.

As duas primeiras ações serão com Jonas, volante do Sampaio Corrêa, e Cícero, do Fluminense. Ambos têm conversas avançadas com o Flamengo e dependem de detalhes que devem ser acertados neste início de semana, com o retorno da cúpula do futebol rubro-negro ao Rio de Janeiro.

Na sequência, em tratativas que podem se arrastar até o início de fevereiro, a diretoria do Flamengo ainda tentará a contratação de um meia ou um atacante. Nomes como Montillo e Jadson ficaram mais complicados, mas os dirigentes da Gávea se movimentam para dar uma resposta à torcida que ainda espera um grande nome.

Na beira do gramado do Ninho do Urubu, Vanderlei Luxemburgo aguarda os reforços que, em sua maioria, tiveram sua indicação. O treinador do Flamengo também espera a recuperação de peça importantes como Eduardo da Silva e Gabriel, que sofreram com problemas musculares na pré-temporada.

Mesmo sem o elenco que considera ideal, om técnico Vanderlei Luxemburgo teve saldo extremamente positivo nas três semanas de preparação fora do Rio de Janeiro. O título do torneio amistoso conquistado no último domingo coroou um período de treinos em que o time venceu dois clássicos e empatou com o Red Bull Brasil em Atibaia.

“A missão agora é defender este título do Campeonato Carioca. Estou aqui há muito tempo e sempre foi assim. Entramos para vencer em qualquer torneio. Vamos aproveitar estes últimos dias para concluir bem a preparação e nos fortalecermos ainda mais”, avaliou o lateral Léo Moura.

"Estamos no caminho certo. Estes primeiros dias longes do Rio foram bons. Mas ainda não estamos prontos. Vamos aproveitar estes dias no Rio para evoluirmos", endossou Luxemburgo.